UM DEFUNTO FELIZ


BISTECA A LA FIORENTINA PREPARADA POR DARIO CECCHINI

A cada dia que passa o patrulhamento sobre nossa alimentação torna-se mais intensa e, por muitas vezes, fora de propósito.
 
         Já escrevi uma crônica sobre este assunto, pois confesso que é algo que muito me incomoda. As nutricionistas e as revistas voltadas para isso nunca estiveram tão em alta como agora, e até emissoras de respeito estão dedicando seu precioso tempo à alimentação saudável.

         A National Geographic (NATGEO) brindou-nos com um programa produzido na região da Toscana (Itália), aonde o repórter e chef, Josimar Melo, vai a Panzano, uma pequena e charmosa cidade da região, em busca de Dario Cecchini, um homem que recita Dante, ao mesmo tempo em que prepara a famosa bisteca a La Fiorentina. Cecchini é um famoso açougueiro e poeta amador, famoso por entreter os clientes enquanto trabalha. Juntos, eles saem em busca do melhor vinho da região para acompanhar o jantar e, na volta, nosso repórter aprende como preparar o prato típico toscano. Aproveitando a temporada de trufas, antes de chegar ao próximo encontro, Josimar faz um desvio e vai atrás de um ingrediente especial para o próximo prato. De mãos cheias, ele chega à magnífica “Enoteca Pinchiorri”, a mais famosa da Itália. Ali, o chef da Enoteca usa as trufas brancas para preparar um prato especial, enquanto conduz uma conversa franca e saborosa sobre as tradições gastronômicas italianas. 


DARIO CECCHINI E A PEÇA DE BISTECA NO PONTO PARA SER ASSADA

         Falar em Itália é falar de boa e farta comida. E como a culinária italiana é feita de muitas massas, muitas carnes e muitos molhos, logo é associada àquelas coisinhas estranhas e desagradáveis que de vez em quando ficam acima dos limites em nosso sangue e teimam em atrapalhar a nossa vida. Os tais de colesterol bom, colesterol ruim, triglicerídeos, ácido úrico, altas taxas de açúcar, etc. E tome sermão dos nossos queridos e amados médicos.
 
         Isso acaba por tirar qualquer prazer que se poderia ter ao saborear, com sentimento de culpa, esses belos e deliciosos pratos, não só da culinária italiana como também de vários outros países, inclusive do Brasil, que possui uma culinária rica e recheada de ingredientes que chamam pelos tais elementos desagradáveis que citei acima.
 
         De tudo o que foi mostrado no programa (de dar água na boca) o que mais me chamou a atenção foi um comentário feito por Josimar, associado ao tal patrulhamento do comer.
 
         Diz mais ou menos assim: “Dizem que a carne vermelha apresenta o risco do colesterol. Mas, como a morte é inevitável e ninguém escapa, prefiro vir a ser um defunto feliz por ter tido prazer ao comer de tudo que tive vontade, do que ser o defunto mais saudável do necrotério”.
 
         Ao que Dario Cecchini completa: “A vida é curta demais para comer e beber mal. Viva a carne”.
 
         Não é perfeito?
 
 ******

NOTA: Imagens extraídas do site http://www.solociccia.it/

_________________________________________________________
Arnaldo Agria Huss
Enviado por Arnaldo Agria Huss em 29/08/2009
Reeditado em 06/09/2009
Código do texto: T1782203
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.