Tristeza

Tristeza?

Tristeza é olhar para traz e ver que nada do que se construiu foi sólido. É olhar e nada ver que alegre o coração. É constatar que trilhou milhares de caminhos e se perdeu em todos eles. Tristeza maior ainda é não saber porque...porque ainda não se encontrou o caminho certo e quanto tempo ainda pra se achar nesta vida.

Talvez tenha nisso tudo o lado positivo. Talvez eu não perceba a evolução, o amadurecimento que adquiri trilhando por caminhos escuros, tortos e cheios de pedras. Mas tem oras que nos pega um vazio enorme, uma falta de certas respostas a tantas perguntas que interiormente nos inquietam.

Triste é conhecer a tristeza e não saber lidar com ela, que machuca, que fere, que aperta o peito e cria um nó na garganta ao ponto de lágrimas pesadas rolarem na face. Tristeza essa que é proveninete de uma série de fatores que vamos adquirindo com o passar do tempo, vivenciando situações muitas vezes incompreensíveis e intrigantes, que nos revoltam, nos deixa atordoados e sofredores.

Tantas coisas que desconhecemos e tantas outras que vamos conhecendo, porque não saber o porque da existencia da tristeza?

Se nascemos para sermos felizes porque não somos na maioria dos momentos que vivemos? Porque o ser humano experimenta sempre mais momentos de tristeza que de alegria?

Não sei... Talvez porque o ser humano tenha uma tendência maior a exagerar a sensação de tristeza e a criar mais conflitos para si mesmo, por ter um lado negativista mais acentuado que os outros animais. Quem sabe se tentassemos tirar da tristeza o lado da alegria não sofreríamos tanto. Mas eu sei que é utopia imaginar-se tão forte a esse ponto.

Tristeza mesmo é não saber lidar com a tristeza que tristemente insiste em nos entristecer.

Ultimamente venho notando que a tristeza anda acentuada e nítidamente grudada em cada ser vivo.