Fred abençoado.

Albert Camus tem uma frase maravilhosa, que diz que o estádio de futebol é o último lugar onde ele ainda se sentia inocente.

Teófilo Otoni não fica muito longe daqui da minha Colatina, terra capixaba. Foi por lá que há vinte e dois anos nasceu Fred. Não se enfadonhem ainda, calma, apresento-lhes Fred: Foi ele quem substituiu aos quarenta e três minutos da etapa derradeira, o “Imperador Adriano” no jogo contra a Austrália. Viram? Ele só precisou de dois minutos. Rápido o cara, não é mesmo? Pois foi ele mesmo, agora jogador do campeonato francês, que fez o gol mais rápido da história do futebol brasileiro. Três segundos e frações. Parece mentira! Foi no duelo contra o Vila Nova de Goiás, em dois mil e três, quando da disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, pelo América Mineiro.

Dizem lá por Teófilo Otoni que o pai do nosso “the flash”, ainda era melhor que o filho nesta arte das multidões. “O destino é que não lhe foi generoso para uma carreira no futebol”. O apego ao pai o fez chegar por último em Weggis, para se apresentar à equipe de Parreira – resolveu ir de carro próprio, da França à Suíça, para mostrar as belas paisagens ao pai. O Fred é órfão de mãe.

O Viola é que deve estar babando. Fred quando era garoto, lá em Teófilo Otoni, brincava de gol a gol com um amigo – o Edinaldo. fingia ser o Viola, e o outro fingia ser o Van Basten". Atualmente, quem mais ele admira é Ronaldo, do Real Madrid: "o Ronaldo é um exemplo. Sempre foi humilde, bom caráter, nunca deixou o sucesso subir à cabeça. Sem contar que deu a volta por cima quando muitos duvidavam". Fred, você que é um exemplo de bom carácter e humildade.

O caras da FIFA bem que poderiam deixar a bola com a qual ele fez aquele gol de misericórdia na Austrália com ele. Ele a reteve nos braços como uma criança quando tem gosto por um brinquedo. Iria presentear o pai, com a bola de seu gol, toda autografada pelos companheiros da seleção. Como diria o Zé de Almeida, antigo locutor da rádio difusora: “ não há de ser nada, Deus ajuda!”. É sim Fred! Se Ele já lhe deu a vaga quando já estava certo que seria do Ricardo Oliveira e o mundo corintiano queria o Nilmar, quem poderá desdizer que Deus tem muito mais pra você? Pode ser até um hexa, daqueles que a gente sofre pelo caminho e por vezes até se sente um pouco órfão de esperança, achando que a Argentina é que está parecendo melhor!

Visite www.cronicasdojoel.blogspot.com ( é quase certo que você vá gostar! Mesmo porque é melhor que a reprise do jogo Togo X Coréia do Sul!

Joel Rogerio
Enviado por Joel Rogerio em 19/06/2006
Código do texto: T178488