NOTAS ÁFONAS,VERSOS BRANCOS E RIMAS VAZIAS!

Há poucos dias ouvi na imprensa que uma nova lei estaria sendo sancionada para que se voltasse a cantar o nosso Hino Nacional nas escolas, se não me engano a cada novo início de período de aulas, ou coisa que o valha.

Fato é que também se comenta muito que o nosso Hino Nacional, uma melodia maravilhosa, letrada de poesia não menos bela, e de difíceis execuções não só na voz quanto no instrumental, ultimamente vem sendo desrespeitado não apenas pelo total desconhecimento da bela arte, como também pela postura de displicência assumida pelos "cantantes cidadãos" ,por ocasião de certas comemorações como as dos jogos de futebol, por exemplo.

Sou duma época em que os símbolos Nacionais eram reverenciados como todo o respeito. Época um tanto remota e arcaica.

Sou da época "careta" e me considero "careta" com louvor.

Psra os que desconhecem a gíria por serem jovens demais, devo assinalar que sou demodê, antiquada, tão antiga, a ponto de ainda acreditar que não são leis que recuperam o respeito pelo que é sagradamente simbolo Nacional.

O que recupera o respeito são as ações ,os exemplos, que normal e obrigatoriamente devem vir de cima. De cima do alto, bem se diga.

Mas o fato lamentável que me traz aqui é o incidente que aconteceu com uma famosa cantora brasileira, aliás de voz muito bonita , quando da abertura dum evento na Assembléia Legislativa de São Paulo .

Algo de muto sério, que desconheço, a levou a atropelar o hino, e se perder na interpretação da letra e da melodia.

Acontece.

Porém o que quero aqui colocar é o seguinte: como não acredito em coincidências e penso que absolutamente nada é por acaso, devo por "analogia social" aqui registrar um sentimento de tristeza profunda quando vi o ocorrido.

Primeiramente pela própria exposição da cantora, com a qual me solidarizo por acreditar que algo fora do seu controle aconteceu.

Porém sinto que foi um fato histórico, tanto quanto tem sido o vilipêndio político do povo brasileiro.

Um fato extremanete chocante mas figurativo o suficiente para nos fazer pensar.

O hino cantado não nos pertence.

Porém, talvez represente fielmente à classe política, ou pertença apenas àqiueles que não têm o devido respeito com a Bandeira que representam.

Aos que entonam notas áfonas, versos brancos e rimas vazias.

É assim que me sinto com o que temos vivido: marasmática, perplexa, sem rumo, sem prespectiva, sem esperança...em marcha lenta.

Exatamente como se sentiria uma nota fora da melodia.

Num caminho de retrocesso na "escala" de valores, como àquele que a cantora percorreu na música: cantava, cantava... cantava tropegamente, sempre voltando ao ponto de partida, quando muito sem sair do lugar.

Acho que poderiam os senhores políticos tão excelências, se valerem do exemplo simbólico deste infortúnio da cantora, e tirarem bom proveito do ocorrido, afinarem a orquesra e começarem a entoar o Hino como ele merece. Nota por nota ,verso por verso...rima por rima...

Aproveitando também para decorar a insígnia da nossa Bandeira, aquele "ORDEM E PROGRESSO' que há muito foi esquecido.

"Tem males que vêm pra bem."

Dito Popular.