Intuição

Firmeza à própria convicção. Combinação de intelecto, intuição e paixão, refinando e burilando aspectos específicos de nossos relacionamentos.

É meio assustador aceitarmos as nossas percepções intuitivas, tanto quanto encarar nossos demônios internos.

É bem mais fácil mostrar-se destemida frente aos demônios externos.

Assim como as sequóias que tem as sementes que precisam de um calor cauterizante, que lhes quebrem a casca resistente, permitindo que elas germinem e se façam uma vida nova, nós também precisamos ousar e enfrentar essa força provedora da explosão de energia que vai despertando a semente adormecida.

Muitaz vezes temos que seguir nossa intuição e ousar, observar e ver o fogo ateado perlo raio intuitivo que nos fará romper algumas cascas empedernidas, e assim e assim encontraremos sementes de vida nova prontas para germinar em nós mesmos e em nossos relacionamentos.

Seguir a intuição é resistir à tentação de recuar quando a coisa esquentar. Tudo que é verde e novo, e estimulante, às vezes para se abrir pede um pouco de luz e calor.

Tem uma frase de William Blake que eu particularmente adoro muito.Eis a mesma ao pé da letra: " Se as portas da percepção fossem abertas, tudo se mostraria ao homem como é, infinito! Ou seja, se ouvirmos nossa intuição, ela nos provará que nada é finito, que tudo é um ciclo de sentidos, uma linguagem singular que nos ajuda a construir uma percepção subjetiva, e uma compreensão de nosso passado, fornecendo soluções para o futuro.

Na verdade se você tem um cérebro e um corpo, se tem recordações, se dorme à noite ou qualquer outra hora, por definição você é um intuitivo(a).

Pela recuperação das lembranças armazenadas em nossos cérebros podemos entender racionalmente como o passado influencia de forma contínua em nossas mentes conscientes e nas nossas reações e realidades do quotidiano.

Mais do que pensar, a intuição é na verdade uma percepção de ver, ouvir ou sentir. Intuição é nada mais, nada menos que, olhar para dentro.

A intuição é simplesmente um sentido comum a cada um de nós e a todos nós. Não se trata de um poder mágico, nem apenas de palpites malucos de algum excêntrico. É uma capacidade real, prosaica, que está a disposição de qualquer um que deseje entrar em sintonia com o seu transmissor e ouvir o que esta sendo irradiado. Um poeta fabuloso que eu li uma vez chamado Keats escreveu o seguinte:

"Trabalhar no campo intuitivo é como tocar a face de Deus. É verdadeiramente uma experiência transcendental. É como se nossa alma tocasse os céus, e uma nova criação fosse concebida."

A intuição é uma capacidade universal, aos mais humildes de nós ela pode revelar coisas surpreendentes. Perambulando por aí, meio perturbado, ou sonhando acordado, surgem-lhe idéias súbitas, imediatas e inesperadas. Parecem ilógicas e não tem uma linha clara de raciocínio, surge do nada... Isso é intuição.

Essa intuição vem do nosso corpo. É a linguagem intuitiva de nossa alma. São nossas emoções que aguça o nosso senso de percepção das coisas que estão diretamente diante de nós no mundo.

É uma visão interior que nos chega todo o tempo, todos os dias e de todas as formas de informação intuitiva.

Recebemos a intuição através dos buracos na alma ou seja, através dos nossos problemas fisiológicos. De fato a alma fala com a consciência humana por meio de sensações.

Ela pode estar entrando por intermédio de qualquer mudança no ritmo natural de nossas vidas. É através desses buracos que está se dando a conhecer a informação sobre questões de nossas vidas, sobre experiências, emoções ou padrões de conduta que podem nos causar angústia ou infelicidade.

A intuição é a capacidade de termos acesso a pensamentos que em geral não estão presentes no nosso ambiente externo, a conhecimentos que nós realmente não queremos ver, nem agir de acordo, mas que são essenciais para o nosso bem-estar.

Passamos a vida armazenando e codificando em nossos cérebros e corpos, lembranças e emoções. Conhecimentos e traumas que acumulamos, processamos verbalmente no cérebro e muitas vezes em forma de estresse. E o cérebro comunica-se constantemente com todo o nosso corpo. Mudar nossa perspectiva, mudar a maneira como encaramos a nós mesmos e como nos expressamos no mundo, é muito apavorante, mas este é o verdadeiro poder da intuição_ o fato de nos dar a todo momento a capacidade de mudar o nosso destino.

Muitos de nós recebemos a intuição através dos sonhos, uma ligação primária da rede da intuição.

Sigmund Freud dizia que os sonhos são um afonte primordial de intuição, um canal do qual é transmitida orientação importante e imagens vitais para nós, sobre questões críticas para nossas vidas.

A chave segundo ele, para receber informação intuitiva a partir dos sonhos, é lembrar-se deles, desejar escutá-los e aceitar o que os mesmos transmitem.

Os sonhos para mim, constituem na verdade, um mecanismo de resolução de problemas utilizado pelo cérebro, eles nos comunicam todas as escolhas potenciais que temos em nossas vidas.

Por mais paradoxal que pareça,quando estamos dormindo, nosso cérebro está mais desperto que durante os nossos estados conscientes.

Nossos sonhos na verdade, em nossos cérebros, recolhem as metáforas de nossos problemas e como se fossem lupas, exageram-nas, para que as vejamos, escutemos e lhes prestemos atenção.

Quando sonhamos, certas áreas do nosso corpo, têm a oportunidade de nos comunicar informações sobre o passado ou o presente. Informações emocionais sobre aquilo que necessita ser mudado em nossa vida.

Sigmund Freud declarou que os sonhos são uma conversa consigo mesmo, um diálogo de símbolos e imagens que se realiza entre os níveis inconsciente e consciente da mente.

Assim é fácil concluir que durante o sono nossas mentes, tem acesso a poderes que normalmente não reconhecemos quando estamos dispertos, poderes de maior raciocínio e capacidade criativa.

Enquanto sonhamos temos acesso potencialmente ilimitado à intuição. À noite, silenciados os efeitos do mundo exterior, as mensagens que chegam dos órgãos, por intermédio do nosso sistema nervoso, atingem mais rapidamente o nosso cérebro.

Alguns cientistas acreditam que, a não ser que emoções perturbadoras_ emoções ligadas a problemas ou questões inconfessadas de nossas vidas_ sejam liberadas por intermédio deles na consciência, os sonhos ficam armazenados no corpo.

Aí eles reduzem a função do sistema imunológico e aumentam nossa suscetibilidade a numerosas doenças. Estudos demonstram que através dos sonhos, nossos órgãos internos nos informam que não estão funcionando bem ou que estão funcionando perfeitamente.

A evidência científica mostra que a fisiologia do corpo, realmente se altera enquanto dormimos. Durante o sono estamos na verdade fazendo um trabalho inconsciente e intuitivo de resolução de problemas.

Os sonhos fazem parte de nosso sistema intuitivo de orientação, são a nossa parte que conhece as questões emocionais necessitadas de correção em nossas vidas.

Os sonhos são na verdade como jenelas, janelas abertas, através das quais podemos nos concentrar e ver imagens de nossas emoções, daquilo que nossa intuição está tentando nos dizer, sem a intromissão de cortinas diáfanas, nem das distrações da vida diurna.

E é claro, sem sombra de dúvida cada um de nós, tem experiências incomuns, que podemos interpretar simbólicamente de formas diversas. Se prestarmos atenção à informação que nos chegam através dos nossos sonhos, podemos obter acesso direto ao estado do nosso corpo, bem como do estado de nossas emoções e do que queremos fazer em nossa vida.