Cultura Capitalista

Hoje perdi algum tempo da minha noite vendo um programa sobre cultura pop, o típico programa que mostra a realidade de poucas pessoas e o sonho de muitas. Nele podíamos “morrer” de inveja das esplêndidas mansões dos artistas, verdadeiros templos de adoração ao dinheiro e a soberba, calma meus amigos não comentarei dos outros pecados capitais.

O inacreditável não são as mansões, mas o que eles devem fazer com 40 banheiros, 50 quartos, piscinas com fundos de diamantes, etc. Eu mesmo tive milhares de idéias para tantos quartos e aposentos, mas prefiro não baixar o nível neste meu texto, pelo menos neste não.

E sabe o que é pior na história?? É que tudo não passa de competição, o famoso hábito do ser humano de mostrar-se superior, “sou melhor que você”, “eu posso mais”, “eu tenho mais”, “meu pai é melhor que o seu”, etc.

Mas quem alimenta estes monstros sedentos por dinheiro e por mansões?? Somos nós... O nosso ego, nosso sonho de ser igual... “Igual nada, melhor!!!” Afinal quem não quer ter a mansão do Mel Gibson, o dinheiro do Bill Gates, entre uma infinidade de outras vantagens maravilhosas que nos vende a mídia pop?

Muitos podem estar pensando agora que meu texto é apenas um desabafo de um pobre sonhando por sua mansão, mas é não é verdade, também estou pensando nos carros e na fortuna, afinal não é este o sonho de todo capitalista? Não é o sonho de todo aquele que pensa em ser bem sucedido na vida? Ou alguém pensa em ser feliz?? “Prefiro o dinheiro, depois a felicidade eu compro!!!”

O triste da história toda é que eles têm dinheiro, eles podem tudo, inclusive gastar tudo o que ganham com bobeiras e vontades do seu monstro interior sedento por extravagâncias.

E as pessoas que nem mesmo tem onde morar, nem o que comer e muitas das vezes nem mesmo um sonho? Estas não têm nem dinheiro para chegar perto das “estrelas” e com toda certeza não passam de um quadro com uma fotografia que algum artista comprou por milhares de dólares, nada mais...

Mas agora não me atrapalhe mais, pois estou escrevendo a letra da próxima canção que venderá milhões de cópias e me transformará no próximo milionário da hora... “Minha tão sonhada mansão...”

Crônica Registrada (Respeite o Direito Autoral)