O Rádio e eu

O RÁDIO E EU

Voltava do Colégio quando vi algumas pessoas à porta da Rádio Independência, ali, na Pedro II, onde hoje funciona a Coletoria Estadual. Curiosa como toda adolescente, parei para saber do que se tratava e descobri que estava havendo um teste para locutor. Não hesitei. Inscrevi-me e lá estava eu sendo aprovada.

Em casa fui alardeando que fizera o teste, fora aprovada e naquele mesmo dia começaria a trabalhar. Minha mãe não aprovou, mas era tão sábia que repetiu – em atitude - o pensamento de Voltaire: “Não concordo com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até à morte, o vosso direito de dizê-la”. Esbravejou um pouco, mas quando soube que eu já assumira, respeitou a minha palavra e fui, sim, a primeira radialista de Guarabira.

Como atriz, trabalhei em novelas, comandei programa de auditório, participei de enquetes humorísticas, fui locutora, enfim integrei o cast da primeira Rádio de Guarabira.

Batista, Lélis Carvalho, Assis Figueiredo, Irênio de Abreu, Elias Rodrigues, Stela Barbosa foram amigos que conquistei naquela época e ainda hoje guardo ciosamente, a minha Carteira de Radialista, assim como guardo na lembrança a figura de Expedito, o homem de branco que, incansavelmente, fundou todas as Rádios de Guarabira, ou quase todas.

Depois, a vida se encarregou de me mostrar outros caminhos e enveredei pela educação, cultura, jornalismo, poesia, etc e tal. Fiz de tudo um pouco e quando a vida se cansou (ou eu?) voltei ao Rádio. Primeiro, criei um Programa na Rádio Rural de Guarabira, intitulado SEM FRONTEIRAS, aos domingos, no horário das 09:00h às 11:00, que depois passou a ser das 08:00h às 11:00h. Uma revista eletrônica com crônicas, poesia, contos, mensagens de otimismo, humor, entrevistas, homenagens a guarabirenses natos ou adotados e muita MPB e lá se vão dois anos e 10 meses de pura satisfação.

A vida, no entanto, me reservava outros desafios e, novamente, pelas mãos do empresário João Rafael de Aguiar, assumi a direção de programação da Rádio Cultura de Guarabira, numa sexta feira, dia 13, o número que sempre me trouxe sorte. E lá estou eu, convivendo com pessoas muito mais experientes, criativas, responsáveis e competentes, trabalhando juntos com um só objetivo: o engrandecimento da radiofonia guarabirense.

Guarabira, 25 de março de 2009

MARISA ALVERGA

MARISA ALVERGA
Enviado por MARISA ALVERGA em 03/09/2009
Código do texto: T1790120