TENDÃO DE AQUILES

A cultura grega é uma referência universal, sendo assim, muitos de seus mitos atravessaram a história e permanecem até hoje em nosso universo psicológico.

Aquiles foi o maior dos heróis gregos, sua glória atravessou os séculos. Ele era filho da Deusa Tetis e de um mortal. Para tornar o filho também imortal, todas as noites ela o mergulhava no rio sagrado Styx. O corpo de Aquiles, com exceção do calcanhar, por onde ela o segurava, se tornou invulnerável. No entanto, flechado no calcanhar durante a guerra de Tróia, ele morreu. Sendo assim, a expressão tendão de Aquiles se tornou sinônimo de ponto fraco em diversas línguas, inclusive a nossa.

Bem, evoquei o mito para lembrar que nós somos vulneráveis por definição. Possuímos sim diversos pontos fracos ao longo de nossas vidas e de nossas histórias. Somos educados a recusar nossas falhas e a fazer pouco do que nos falta. Nossas falhas são, por nós mesmos mascaradas, postas de lado, tratadas com negligência. Dizemos: “Isso logo passa!”. E não passa nunca e nossos traumas vão crescendo, pelo puro medo de enfrentarmos nossas falhas, nossas verdades mais íntimas. Até que um dia, somos atacados implacavelmente naquele ponto fraco e o estrago está feito. Aí vêm as terapias, os antidepressivos, os livros de auto-ajuda.

Mas concordo, amigo leitor, que é difícil enfrentarmos nossos medos, nossas falhas, admitirmos nossas fraquezas. Vez por outra nos pegamos brincando ou fazendo piadinhas justamente daquilo que nos é mais dolorido. Claro, é nossa forma de diminuir o peso daquilo que nos atormenta, de negá-lo. Fazer pouco daquilo que nos falta também é recorrente. Frequentemente pessoas desdenham algo que não podem ter, pelo simples fato de não aceitarem sua incapacidade de tê-lo.

Ah! ser humano complicado! O que dizer sobre isso? Sei lá, não sou terapeuta. Mas tenho uma receitinha que costumo usar. Mergulhe nas profundezas dos rios de sua alma (de corpo inteiro de preferência!), descubra seus medos, anseios, suas angústias. Traga-os à tona, enfrente-os e tente exorcizá-los. Um novo ser nascerá, mais confiante, mais seguro, mais de si mesmo. Reconhecer nossas falhas nos humaniza e nos ajuda a entender as falhas do outro. Isso só faz tornar o mundo emocionalmente mais equilibrado e as pessoas, muito mais felizes!

-Crônica publicada no jornal Voz da Terra, da cidade de Assis, em 02 de setembro de 2009