BRASIL - UM PAÍS MALTRATADO

Somos um país privilegiado.

Deus nos brindou com tantas farturas que não merecemos.

Temos uma vastidão imensa de terras férteis que produziriam alimentos para nossa população e ainda exportarmos na forma de comodities, gerando divisas para nossa balança comercial.

No entanto, temos ainda tantas misérias, povo passando fome, criancinhas morrendo por inanição, velhinhos sucumbindo.

Rios caudalosos poderiam fornecer uma quantidade imensa de peixes, fonte de proteínas que não sabemos aproveitar, pois não temos capacidade para uma criação intensiva e o pior, poluimos as águas com todas nossas sujeiras, sem pensar no dia do amanhã.

Nossas costas marítimas detem imensas riquezas e a pesca que adotamos é artesanal, com pescadores arriscando suas vidas em barquinhos tão frágeis que podem sucumbir durante as tempestades.

Nossas florestas são imensas, com riquezas incalculáveis que poderiam ser exploradas de forma sustentada, sem a necessidade de devastá-las para abrir novas fronteiras agrícolas e pastoris, derrubando as matas e queimando seus resíduos, tornando depois a terra estéril, sem nutrientes e depois se transformam em desertos onde nada cresce.

Nossas riquezas minerais são incalculáveis, mas exploradas de forma predatória, sem planejamentos, onde se extraem bauxitas, pedras preciosas, urânio, ouro, que são lavados com mercúrio e os resíduos jogados nos rios, poluindo-os, matando os peixes e oferecendo perigo às populações ribeirinhas, podendo causar doenças perigosas. Deixam depois imensas crateras como legado dessa destruição, nem reparando os danos ambientais que causam.

Temos agora a descoberta do pré-sal em águas profundas do nosso mar territorial e que poderiam, se com uma exploração racional, sem interferências políticas, transformando o petróleo em derivados, gerar uma imensa riqueza para nossa balança comercial e o resultado aplicar na melhoria das condições de vida da população, gerando empregos, melhorando a educação e a saúde do povo, tão espezinhadas.

Somos o único país a ter uma fonte renovável de energia, empregando uma tecnologia avançada, com o álcool combustível extraído da cana de açucar e o bio-combustível, das plantas oleaginosas, que não são poluentes e sem possibilidades de se esgotarem, como o petróleo, que aos poucos vai se extinguindo.

Todas essas perspectivas são amplamente favoráveis para que o Brasil se torne logo uma potência de primeiro mundo, pois suportamos uma crise mundial devastadora e estamos nos saindo bem, com uma reserva cambial de aproximadamente 150 bilhões de dólares.

No entanto, não podemos esconder nossas vergonhas.

Políticos que sómente procuram seus interêsses, empregando seus parentes, amigos, numa troca de favores, burlando a lei do nepotismo, nomeando com átos secretos e com altos salários, pessoas de seus relacionamentos, sem nenhuma expressão de capacidade técnica para os cargos, onerando com isso os cofres públicos.

Viajam para o exterior usando suas verbas pessoais, levando suas esposas, filhos, parentes, amigos, namorados(as), num festival de imoralidades que nos envergonham.

Escândalos como o mensalão, dos correios, das empreiteiras e tantos outros desviaram milhões e milhões de dólares dos cofres públicos, que foram buscar refúgio seguro nos paraísos fiscais e depois retornam na forma de lavagem de dinheiro, enriquecendo ainda mais esses verdadeiros sangue-sugas de nossa Pátria.

O povo à mingua, sofre suas misérias, não tem empregos, a educação é precária, a saúde vergonhosa, com pessoas morrendo nos corredores dos hospitais, principalmente criancinhas e idosos, as cidades não tem saneamentos básicos, as estradas e ferrovias não são construidas, a navegação marítima é explorada por outros países, quando temos todas essas possibilidades.

Agora, o Presidente do Senado, numa vaidade tão imprópria para um homem que pouco deu de si em benefício do Brasil, se agarra ao poder e ninguém pode tirá-lo, pois poucos políticos brasileiros tem a honra não manchadas e com isso, suas dignidades são sufocadas pela grande maioria corrupta que o protegem, inclusive com a beness do nosso Presidente Lula.

O Brasil de hoje é isso, um País maltratado, mas que ainda amamos com toda intensidade, pois não existe um outro igual.

07-09-2009