COMODISMO CONIVENTE!

COMODISMO CONIVENTE

Desde priscas eras, a humanidade tem se retraído em seus valores meritórios e... Idôneos! Em favor das benesses e das apropriações indébitas do que não merece usufruir!

O Comodismo sistemático é a mola-mestre para atender a própria comodidade, acima de quase tudo ao seu derredor e, com isso, se apropriando de valores e saberes imerecidos em atropelo aos reais merecedores Deles!

A Conivência tem se tornado cúmplice de tais apropriadores, na expectativa de compartilhar, também, das vantagens imerecidas e, sem o labor da conquista meritória, fingindo não ver e, encobrindo os males praticados por outrem.

A continuar com essas incongruências efetivando a desconexão entre o Certo e o errado e, o Bem e o mal, a humanidade estará se transformando em irracional, ao ponto de se situar abaixo dos animais, pela falta de raciocínio lógico e, arrazoado, dos prós e dos contras, com estribo no mérito do recebimento ou, da apropriação do que deseja sem o esforço e o merecimento ilibado!

Como falar é fácil, mas, Dizer é preciso conteúdo, pelo menos, lógico! Vou tentar, empiricamente, informar alguns itens desse lamentoso procedimento humano, a saber:

—Professores, de grande saber didático, só ministrando os seus conhecimentos aprimorados em Salas de Aulas lhes remuneradas, em desfavor dos carentes, ao seu redor, que não possam pagar!

—Inúmeras Autoridades, juízes, delegados, militares e civis, eclesiásticos etc. não distribuindo a sua sapiência adquirida em direção dos seus subordinados e/ou, dependentes, dessa forma, ficando no alto da pirâmide da fama e da prosperidade e, comandando ineptos a lhes dizerem “amém” ou, “assim seja” e... Será Feito! Sem conhecerem os meandros das ordens e, determinações lhes ordenadas pelo erudito!

—Leis, Decretos, Constituições etc. atuando de cima para baixo com punições execráveis, por não desfiar os fios das suas emanações separando o trigo do joio, em detrimento, quase sempre, dos sem instruções e/ou, ignorantes dos seus efeitos punitivos, por não terem sido informados, detalhadamente, de suas ações e, não terem tomado parte na suas feituras.

—Impostos e, Outros, nos jogado em cima a granel, sem o conseqüente retorno em prestações de serviços para a nossa comodidade, tais como:

- Pagarmos por iluminação pública,

- Erros telefônicos de outrem,

- Comprar Cigarros com a informação de que nos farão mal a saúde,

- Exames diversos, nos pedido pelos médicos, a nos onerar e, simplesmente, para Eles ficarem do que sofremos, tais exames deveriam ser quitados pelos médicos, por nós consultados etc.

—Noticiários em geral, nos relatando vários assuntos e ocorrência\s, porém, omitindo nomes dos envolvidos no evento propalado, com isso, nos colocando em atropelos e, pior! Protegendo com o anonimato os criminosos, agentes dos fatos noticiados.

—Voto obrigatório, em qualquer eleição ou enquête, onde, nós, os votantes, não escolhem os candidatos apresentados, com isso, termos que votar escolhendo, às vezes, o “menos mau”!

Vou parar por aqui, com receio de estar ferindo melindres de quem não aceitar os meus pareceres empíricos, pois, como já disse, do jeito em que as coisas têm transcorrido, a continuar, acabaremos, todos nós, sendo Cúmplices coniventes, escondendo os males praticados por outrem, exatamente, para não ficarmos à margem da sociedade hodierna que recusa ser uma “borracha” a apagar os erros crassos dos seus componentes.

Sebastião Antônio BARACHO.

conanbaracho@uol.com.br