Evoé Baco Evoé

Sarau, microfone aberto, palavras soltas no ar. Outro Zap, outro momento para os poetas urbanos soltarem as vozes, libertarem os versos e celebrarem esse ritual da poesia coletiva que já tomou conta das segundas quintas de cada mês em minha agenda e na rota poética desses tantos apreciadores da melodia das letras.

Porém, os saraus do Núcleo Bartolomeu são muito mais do que uma reunião de poetas anônimos, na verdade, eu estava numa festa com amigos. Muita música, filosofia, leitura de trechos de livros, poesia lida; rima feita na hora! Gente com vergonha, gente sem vergonha; e vontade de passar a noite jogando rimas, brincando com as palavras, ouvindo e curtindo cada segundo.

A palavra sarau vem do latim seranus e na maioria das vezes, é um evento cultural ou musical realizado geralmente em um lugar particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro. Porém, a sua origem é mais antiga; as reuniãos de poesia, as festas regada à música e a arte nos levam pelos mares da história para as encenações teatrais gregas que eram dedicadas ao culto a Dionísio, o 13º deus do Olimpo. Etimologicamente, "Dionísio" significa o filho de Zeus (os romanos chamaram-no de Baco). Na época da colheita, as comunidades rurais dedicavam ao deus festivo, cinco dias de folias ungidas com muito vinho. Em certos momentos, vendo aqueles poetas trocando palavras, disputando rimas; olhei para a minha mesa, para as outras; e a impressão que eu tinha, era que estavámos nos antigos rituais dionísicos, onde a única finalidade era cultuar a arte, a cultura, a música e a expressão.

Não era apenas um sarau, estavámos numa celebração da palavra; e eu não era o único que se sentia assim, todos estavam se divertindo, contentes em participar, felizes em ouvir aquelas palavrinhas soltas no ar: Evoé Baco Evoé!!!"

IÓ, IÓ, IÓ!

Zap Slam, mês que vem, eu tou de volta!!!

Foto e mais informações: http://zapslam.blogspot.com/