PAUS MANDADOS

PAUS MANDADOS

Que outra classificação teriam pessoas comuns, com sonhos de paz, amor, felicidades e que se jogam nas trincheiras do absolutismo abraçando um movimento de efeito sem causa? Quem deixaria a tranqüilidade e a segurança do lar para se reunir a rostos difusos e que usam a mascara do medo e, entregar panfletos, mostrar faixas indignas com a insígnia da desmoralização por fatos os quais não tem domínio e desconhece? De bater-se contra autoridades constituídas colocando a integridade física, moral e intelectual às margens do desprezo social?

Quem em sua sã consciência conspiraria contra os pilares da nação ou atiraria em seus dignos representantes paus e pedras e, em jogral de podridão os insultariam? Por nada, para se divertir ou para se sentir célula de uma sociedade que recrudesce mais que de si ainda pede respeito.

Como podem pedir que José Sarney se retire do cenário político do País? Dessa forma, desafiam-no a ser melhor do que ele já tem sido ou a fonte de todas as mudanças políticas e sociais da nação brasileira e de tirar da boca dos menos favorecidos um sorriso que não só se ostenta nos dentes mais na manifestação da própria felicidade. Ele como todos nos gostaria de ver afastados da experiência humana a raiva, a inveja e os jogos de poder, mais que hoje sofre uma pressão opositora daqueles que não ousam atacar o Presidente Lula e por isso tentam e ruminam contra a sua base de apoio. Que querem que eu diga? Que pessoas descomprometidas com a vida social e política se reuniram para protestar? Ora vejam só, o protesto virou arma de baderneiros e incompetentes que nem sabem o que fazem: se ocorre um atropelamento, eles interditam queimam e destroem estradas e vias de acesso, lutam contra a policia, ferem e são feridos e ainda vão presos e depois nem sabem o porque.

Mais hoje eu estou triste porque ao passar pela Praça João Lisboa notei uma meia dúzia de pessoas simples e de rostos temerosos que mostravam faixas e cartazes ao lado de um esbaforido carro de som que emitia palavras de estupidez, degradação e imundície que naturalmente não fazem parte de nenhuma ideologia política a não ser áqüeas que são orquestradas por anônimos que se manifestam na pele dos paus mandados e quem são eles e quanto custa?