"O CARÁTER E A PERSONALIDADE" Crônica de: Flávio Cavalcante

CARÁTER E A PERSONALIDADE

Crônica de:

Flávio Cavalcante

É a identidade de cada um de nós. O caráter e a Personalidade são aqueles irmãos gêmeos, que ora estão unidos e ora estão brigando. É a nossa impressão digital. Cada tem de forma diferente. Por mais que queiramos esconder essas duas marcas do ser humano, não podemos, pois é uma essência que faz parte da alma. Os olhos são espelhos e expõem claramente como somos.

Vários estudos já fizeram sobre formas de temperamentos humanos, como se procede o fato de uma pessoa ser boa ou ruim, ser alegre ou triste, ser falsa ou não; enfim, ter múltiplas faces e comportamentos variados. Psicólogos pesquisadores se perguntam de onde se podem extrair estas formas de agir do ser humano?

Uma raiva de outrem, uma profunda saudade, mas, quando se trata do caráter e da personalidade jamais se pode mudar essência.

Muitas pessoas perguntam se caráter é a mesma coisa que personalidade. Por serem irmãs companheira, as palavras conotam o mesmo tom, dando idéia que se trata da mesma coisa; mas uma pessoa que tem personalidade firme, são pessoas individuais, sempre marcam presença, são originais no agir, tem traços típicos e são pessoas notáveis. Tudo isto é sinônimo de personalidade. Já o caráter, conota as ações, o modo de comportamento de cada ser. A pose, atitude, costume, estilo, jeito, a maneira de comportar. Tudo isto é sinônimo de Caráter.

Naturalmente quem tem personalidade forte, tem caráter definido; são pessoas de bom caráter, guerreiras que sabem o querem na vida e luta por aquilo que quer. Já as pessoas que carrega uma personalidade indefinida, são pessoas que também tem seu caráter indefinido.

Quem não conhece alguém que muda de personalidade a todo instante? Isto não quer dizer que a pessoa não tenha uma personalidade própria. Claro que tem. Essa essência vive grudada N’alma. O fato dela ter essa constante mudança, naturalmente são pessoas que não estão querendo sair do seu foco e imitar outrem que tem uma personalidade que lhe agrade achando o seu subconsciente que a personalidade da outra pessoa é compatível com a sua.

Outras pessoas têm peso maior no caráter e este é definido, Nesse caso a personalidade também é definida. Se é mau-caráter, naturalmente a pessoa tem uma personalidade que acompanha essa essência.

A mente do homem é algo estupefato e misterioso. É extraordinário. A psique é o berço da personalidade e do caráter. Muitas dúvidas surgem quando se trata deste assunto. Em fóruns, psicólogos viajam pelo mundo em busca de resposta.

Caro amigo leitor. Será que uma criança tem sua personalidade e caráter formados no ventre da mãe? Ou isto é algo que vem alem disso?

Por que pessoas têm diferentes comportamentos dentro de casa e ás vezes não tem nada a ver com o pai e nem com a mãe?

Fazendo uma tese á respeito dos dois temas abordados, a personalidade e o caráter, sendo um essência d’alma, então acredito piamente que se trata da formação do espírito e que a personalidade e o caráter são pedras embrutecidas que são dada a todos nós seres humanos como um troféu; uma ferramenta para uma evolução majestosa.

As nossas passagens idas e vindas, vão lapidando estas pedras fazendo-as ter uma forma e definição. Eu, como estudioso, calculo a idade do espírito pela formação da personalidade e caráter.

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 14/09/2009
Código do texto: T1809246
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.