## VOLÚVEL, EU? ##

Dizem que quem muda muito de opinião é "volúvel".
Sei não,  pode até ser, mas eu prefiro  ser volúvel, afinal tenho  todo o direito de  mudar de  opinião. Ou não?

Já ouvi muito: "mudou de pau pra cacete",  "saiu da água pro vinho" e tantas outras opiniões  que, valha-me,  sinceramente? Danem-se!

E  se eu não gostar mais do vinho?  Se agora  quiser um belo copo d'água?  Vou ser  volúvel por isso? Ah. Peraí. Tudo depende das circunstâncias,  do  momento e até mesmo  do  amadurecimento  em relação à opinião inicial. 

Tô certa ou não? Acho que estou.

Já vesti a camisa de políicos,  logo que comecei a votar, que pra mim eram o máximo! Os  anos passaram,  eu  aprendi  mais sobre eles e mudei. Tem mais,  eles  também mudaram. Mudaram de atitudes, mudaram de partidos (na época eu acreditava em partidos), mudaram até seus conceitos básicos sobre honestidade e lealdade.  Porque eu, uma pobre eleitora iludida não podereia  mudar? Mudei. mudei e  mudo. Mudo tudo o quanto não me for agradável aceitar.  Mudo  o que me  incomoda, mudo quando me desiludo.  Mudo do  vinho pra água sim, se   a água me parecer melhor e  mais saudável.

Como dizia  Raul Seixas: "prefiro ser essa  metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo..."

Minha família é tradicionalmente Sport e fui criada no meio de uma porção de rubro-negros completamente obcecados.  Mas,  comecei a nadar pelo Náutico e troquei de  time, afinal eu não acompanhava o futebol e sim minhas competições de natação. Quando estou numa reunião familiar não acreditam que não sou Sport. Não  sou gado  não que tem que  andar tudo junto, sou o que decidi ser até que algo  me faça  mudar novamente.

Estamos nessa vida  para aprender a cada dia, evoluir, crescer. Não que minhas opiniões sejam as corretas, mas me engrandecem enquanto as analiso e  firmo ou não  minhas  ideias em relação às   mesmas. O que importa é que elas atendam ao meu ponto de vista naquele momento de minha vida.


Vejam bem, não falo aqui de educação nem princípios,  estes estão praticamente (até segunda ordem), firmes  e fazem parte do  meu caráter,  mas opinião eu mudo e vou continuar mudando.

Agora repito Ariano Suassuna: "Quem tem idéia fixa é doido".