CARA E COROA

Cara e coroa

Ano passado (2008) festejamos os duzentos anos da chegada da familia Real ao Brasil.No clima do evento fiz uma das minhas primeiras crônicaa em homenagem ao fato histórico.Este ano (2009) as festividades continuam,agora através das diversas instituições criadas pela coroa Portuguesa aqui instalada naquela altura e dos lugares que despontaram.

Muda a Coroa Portuguesa ,Muda a partir daí também a "cara" do Brasil.Muda tudo na colônia.Como sede da então Coroa foram instalados no Rio de Janeiro a partir de 1808 os orgãos administrativos Portugueses.Como ministros de estado e diversos orgãos publicos como os tribunais de justiça e um banco - O Banco do Brasil começando a funcionarem de imediato.Orgãos que só existiam na metrópole passaram a funcionar por aqui,como por exemplo a junta do Comércio,Agricultura,Real fábrica de Pólvora e Escola Anatômica,Cirurgica e Médica.

Em janeiro de 1808 foi decretada a "abertura dos portos" ao comércio internacional.Era a liberdade do comércio.Neste mesmo ano foi autorizada a instalação de uma fábrica no Brasil,embora o desenvolvimento industrial não favorecesse e enfrentasse obstáculos como a falta de capital para o investimento em máquinas,mão de obra especializada e tecnologia industrial.No entanto foi no apoio à manufatura textil que o governo de D.João mais se destacou,pois revogou o ato proibitivo de D. Maria I (1785)

Muda a Coroa e muda a cidade do Rio de Janeiro e muda o Brasil.A mesma começa a partir da sua instalação na sede a criar diversas instituições as quais estão até hoje a continuar e a fazer a nossa história.Muda assim como vemos toda uma estrutura administrativa.

Foram fundados a Academia Militar e da Marinha.O hospital Militar.Começa a funcionar o ensino superior,com a criação de duas escolas de Medicina(uma no Rio outra em Salvador).Criam - se o Jardim Botânico e uma grande biblioteca a "Biblioteca Real"(origem da atual Biblioteca Nacional),inclusive com uma curiosidade de que os livros foram trazidos de Lisboa.

Fundou-se a impressão ou seja,a "Imprensa Régia",que começou a publicar o primeiro Jornal do Brasil com o nome de - A Gazeta do Rio de Janeiro .Publicava atos oficiais e também livros.

A Coroa ainda nos legou a Academia de Belas Artes.Artistas e professores estrangeiros vieram ao Brasil contratados chegando lá pelo ano de 1816.Era a tão conhecida "Missão Francesa".Chefiada por Joaquim Lebreton,faziam parte o pintor Jean-Baptiste Debret,o escultor Adrien Taunay e o arquiteto Grandjean de Montigny dentre muitos outros.

Embora essas grandes mudanças quando da estadia da Coroa não tivessem como objetivo essencial o beneficiar o povo ,ou seja a maioria da população daquela época,porque eram destinadas a apenas satisfazer às elites e à Corte, não tira o nosso reconhecimento de que foi um legado inestimável para uma "nova cara" do nosso Brasil.Não,não é Cara OU Coroa.É Cara E Coroa porque a Coroa Portuguesa é a Cara do Brasil.

CRISTINRio,16/09/2009

Cristin
Enviado por Cristin em 16/09/2009
Reeditado em 18/02/2016
Código do texto: T1813860
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.