CAMINHAR

CAMINHAR

Caminhar é um procedimento natural efetuado não só pelo homem, mas por todos os viventes que o criador colocou na terra por ocasião do seu grandioso feito,quando com arte, usou de sua onipotência na criação do universo.

Ao homem, a quem concedeu maior poder e atributos racionais com capacidade de domínio sobre as demais espécies, fez com que sua caminhada pela vida, comece exatamente no momento, ao vir à luz, após o processo do milagre da vida. No decorrer do tempo esta caminhada rotineira vai sendo marcada por fatos e ações de acordo com o procedimento natural de cada ser humano.

No passado utilizando equipamentos rudimentares no trabalho o esforço físico de um ser humano exigia um grande consumo de energia.

De acordo com a evolução técnica, o surgimento de equipamentos mais sofisticados a cada dia se torna mais perfeitos. Na substituição da mão de obra humana, cedendo lugar ao sedentarismo que vai abrangendo a totalidade da população.

Este fator exigiu do ser humano um novo sistema de caminhada, utilizada como exercício físico consumindo o excesso de energia acumulada no organismo, energia esta que se torna ociosa e nociva.

O que faltou no passado hoje sobra em longa escala e com ociosidade, prejudicando a saúde e onerando de forma significativa a economia da sociedade, com gastos excessivos de medicamentos.

Caminhar como prática de exercício tornou-se a mais eficaz e barata forma de se manter a forma. Além de trazer benefícios para a saúde é economicamente saudável para o bolso, não custa nada. Na caminhada podemos refletir de forma descontraída meditando, apreciando as belezas que a paisagem apresenta. Ela poderá tornar uma agradabilíssima terapia ecológica.

Muitas vezes nem notamos, deixamos passar despercebidos os valores daquilo de mais sagrado na criação divina. - “A natureza.”

Faz bem para alma e ao coração, elevando nossa auto-estima.

Há poucos dias, caminhando pela manhã libertei minha imaginação dando-lhe carta branca para voar livre pelo tempo.

Caminhava por trilhas onde fui criado. Locais onde passei minha infância e juventude, entre as dificuldades, os sonhos e fantasias que alimentaram minhalma infantil nos longínquos anos das décadas quarenta e cicoenquenta do século passado.

Em pouco tempo um relatório com as imagens de amigos e familiares do meu passado, trazidos pela imaginação povoaram minha mente. Enquanto meus olhos vislumbrando, apreciavam os detalhes que o passado reservou. Ilustrando a bela paisagem conservada péla natureza. Os coqueiros de guarirobas acenando para o infinito pareceram-me, cumprimentar alguém que há décadas os plantou. Fizeram-me recordar as mãos de meu pai com sua pele morena e enrugada pelo peso da idade no momento em que lançavam nas covas, suas sementes, na época que o ajudei a plantá-los.

Por instantes parei um pouco para contemplá-los. Pouco abaixo uma touceira de buganvília florida entremeada por ervas daninha e dálias cercadas de fragmentos e escombros, de uma velha casa, espalhados, sinalizando, o local onde tive os melhores momentos de minha lua mel, naquele inverno do longínquo ano de hum mil novecentos e sessenta e quatro.

Muitas recordações saudosistas podem surgir neste caminhar físico que mantemos diariamente paralelo ao caminhar natural imposto pela vida para atingirmos a maturidade. Arrastados pelo tempo rumo ao horizonte para o nosso inevitável ocaso

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 17/09/2009
Código do texto: T1815821
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.