Porque não casei

PORQUE NÃO CASEI

Eu não sei o que separa o momento trágico da dor e a vontade quase insuperável da arte de poder ainda amar. De votar quase sempre ao ponto de partida, sorrir e tentar quantas vezes forem necessário para que atinja o ideal e, mesmo estando envolto em problemas mil ainda achar tempo para tentar resolver um de uma pessoa qualquer é... Mais é que ela, na mais agreste das fronteiras do desconhecido, no mais fundo das desventuras vestia-se como se fosse a uma festa, embora encontrar-se-ia ao homem amado e a ele se enroscaria nas areias cálidas de uma noite de verão. Ficariam ali um bom tempo vendo as estrelas fervilhando no beiral do telhado sem se importar o fato de que ele foi acidental e indesejado a principio não o tornara menos agregador em suas vidas ou se tornara menos inevitável.

O fato de ter rompido a um noivado para os céticos leitores das colunas sociais não o tornara menos cabalístico em suas convicções espiritualistas e, naquela noite em que o vento percorria grandes velocidades rumo ao norte e sibilava frontalmente contra os manguezais fazendo com que o pequeno igarapé se jogasse descontroladamente contra as margens, ouve viventes que ouviram juras de amor e gritos alucinantes que encobriam as verdades...

Febrilmente, corpos se entrelaçaram e bocas coladas em um único beijo selavam um novo amanhecer de um dia seguro, tranqüilo e muito mais feliz. Enquanto isso, longe das praias um personagem excêntrico e que mais se assemelhava a um espectro, alma penada ou uma assombração, corpo desnudo mostrava uma magreza insuperável, poucos restos de dentes emoldurava uma escarnecida boca escura que sorria e balbuciava palavras ou versos que invocava o mal. Seu corpo descarnado e mãos esqueléticas que contavam cédulas em grande frenesi. A bruxa cruzou o pântano imundo e embrenhou-se na mata deixando para traz um odor podre e nauseabundo que se fez presente em todos os arredores. Eis que invocado das terras das grandes batalhas eu me fiz presente e até sonhei com a volta dos guerreiros como antigamente mais indagado que fui eu respondi: lar é um conceito que apenas as nações de desabrigados apreciam em toda a sua extensão e que apenas os exilados a compreendem. Que outro motivo levaria alguém a se radicar nos desertos e fronteiras? Que perda doeria mais. O materialismo insensato contracenando com a espiritualidade querendo ceifar vidas, ou o intrépido cavaleiro que empunhando a sua espada salva a sua própria vida livrando-se da dor e do infortúnio e que brada a todos que recuperou a sua liberdade e em ato continuo cavalga junto às estrelas por mundos adjacentes, enveredando por uma única verdade ou: casamento, um homem e uma mulher. Um romântico e uma realista. Uma mulher que era mais dama que mulher e um homem que era mais homem que cavalheiro. O que poderia resultar dessa união?

Agora a lua se escondia e as estrelas se apagavam e até ouvi o canto dos canários e ainda letárgico em sono eu vi que todo o alto de uma montanha cintilava luz e em toda a parte desse lugar mágico o contorno do céu era denteado como uma mandíbula de tubarão, agora, a estrada se dobrou e mergulhou em um vale suspenso onde nuvens de mosquitos infestavam a grama úmida mais eles, em uma coreografia incrível inscreveram nas brumas: porque não casei.