Culinária Avançada: a cozinha internacional

Se seu filho adolescente chega em casa injuriado e faminto, e você também acaba de chegar estourando de dor de cabeça depois de um dia daqueles, resista à tentação de usar a panela para dar um corretivo nele ao ouvir a pergunta em altos decibéis, como se você já estivesse surda: “O que tem de janta?” Respire fundo, pegue o Miojo da prateleira e, entre sorrisos, responda: “Comida oriental, amor! E adivinhe: hoje o chef é você...”

Um dia qualquer de uma semana brava, correria e falta de tempo. Muita fome? É o dia perfeito para enveredar pela delicadíssima culinária francesa. Você pode preparar rapidamente um “Dejà Vu à la Même Chose”: junte o feijão e arroz do almoço numa panela, acrescente azeite de oliva e farofa dessas prontas, moa pimenta do reino na hora, e aqueça misturando tudo no fogo. O visual do prato passa a anos-luz da França, mas funciona. Principalmente se servido com “oeuf frite”.

Está a maior chuva e você não está nem um pouco a fim de sair pra comprar ingredientes para o jantar. OK, não precisa. A exótica culinária tailandesa ajuda. Faça um delicioso “Thai-Dentro”: abra a geladeira e vá pegando todos os restos de legumes existentes. Pique-os e refogue-os com alho ou cebola. Não esqueça do azeite de oliva, que apesar de nada ter de tailandês, dá um gostinho ótimo!

Comida italiana é sempre bem vinda. Duas excelentes opções que vão deixar seus comensais maravilhados: uma é a “Mamma Mia”, um prato maravilhoso que se faz rapidamente, bastando para tanto pegar o telefone e ligar para a mamãe. A outra também depende de telefone - com cerca de vinte reais, você terá em 30 minutos uma típica pizza (que chega nem sempre muito bem feita ou muito quente, mas diz-se que é como sexo: mesmo quando é ruim, é bom).

Uma última dica para os chefs em início de carreira: a quase desconhecida culinária russa pode dar um pouco de trabalho, mas faz bonito no jantar. “Batatska Ovov” é um sofisticado preparo que consta de alguns ingredientes especiais: batatas e ovos cozidos. Regados, evidentemente, pelo indefectível azeite de oliva, o salvador de todas as Pátrias. O ideal é servi-los com uma autêntica vodka russa. Porém, se você nem batatas e ovos tiver em casa, certamente vodka russa é que não vai ter...

Marque na sua lista de compras: azeite de oliva. Com ele, cinquenta por cento dos pratos já estarão feitos. Ah, e a vodka pode ser substituída por pinga mesmo.

Bon appetit!