Livros - Pequena crônica

Abram-se as cortinas!!

Bem-vindos ao espetáculo... Muitos e muitos livros...

Falas que estão nas paredes dos ouvidos.

O público-leitor abre-se ao som das letras... Livros gigantescos... Sabedoria às pontas dos dedos.

Um país de leitores, sim!... O vasto repertório disponibilizado... Basta não cobrar tão caro.

Como ler aquilo que custa mais do que é possível ao estômago oferecer?...

Enfim, vi os olhos perdidos em páginas recriadas... Em imagens que ganhavam vida, ao passar de um sensor de pequenas mãos deslumbradas.

A floresta de histórias... Os pequeninos apoiados às mãos dos gigantes... Todos comendo o fruto de cada árvore que aparecia...

Àqueles que caminhavam, mais uma surpresa, em cada esquina.

Um país de leitores... Provas vivas somos nós... Autores.

O livro do momento... Todos já assistiram ao filme...

O vagabundo de prateleira, que cisma em olhar-me de lado... Foi para a bolsa...

Florbela... Neruda... Akhmátova... Calvino... e... Gramáticos... Outras faces. Todos caminhando comigo!...

Diziam-me o que colher... Falavam baixinho aos meus ouvidos... E riam, assim como todos os presentes.

Aquele que eu precisava... Ou o que eu procurava...

As crianças com olhos de águia... "Quero aquele"...

E a menina, toda boba, na fila... Com os dentinhos pela metade ainda... Uma pequena "chef" de sete anos: "Meu primeiro livro de culinária!!"

Feliz da vida estava o público-leitor... Somos, sim... E "ai" de quem diga ao contrário!!

08:15

Visita à Bienal do Livro- RJ