Blog do Noblat - A lipoaspiração do Corinthians

Publicado por Marcondes Brito no blog do Noblat em 02/08/09

A diretoria do Corinthians deu uma demonstração de como se desmontar um time em menos de 30 dias. Aquela equipe que ganhou a Copa do Brasil há pouco mais de um mês (foi no dia 1 de julho) hoje está desfigurada. Sofreu muito para empatar em casa com o Avai e pode se distanciar dos primeiros colocados.

Enquanto isso, o Palmeiras avança na liderança com impressionantes 34 pontos; o Atlético-MG reencontrou-se com a vitória e o sempre regular Goiás parece estar se firmando definitivamente como um dos grandes do País. Belíssima campanha.

Não esquecer também que o São Paulo, com três vitórias seguidas, está voltando a dar sinais de vida.

Em todos times que citei aí existe um trabalho de base que se mantém há pelo menos um ano. A montagem de uma equipe vencedora demora meses e meses de ajustes. A desmontagem pode acontecer num piscar de olhos.

O Corinthians planejou e estruturou sua equipe para a Série B de 2008, por isso foi um incontestável campeão. Depois surpreendeu o mundo do futebol ao contratar Ronaldo, ganhou o Paulistão e a Copa do Brasil e parecia imbativel, imparável.

Não se enganem: Ronaldo, gordo e fora de forma, só pode mostrar os lampejos de Fenômeno porque, em volta dele, havia uma boa estrutura tática. Agora não há mais. Venderam a metade do time só pra "fazer caixa".

Os cartolas prometem urgente reposição de peças, como se isso fosse fácil. Não é. Primeiro porque, reaberta a "janela" de transferências para a Europa, os melhores jogadores sempre vão preferir contratos em euros.

Além disso, para se montar um time vencedor não basta ter bons jogadores no elenco. Se fosse assim, a seleção brasileira nunca teria problemas. A da Argentina também. Não há, no mundo, países com tantos craques.

É preciso ter uma base, além de encaixar e combinar características de todas as peças. Nada garante, por exemplo, que Kaká e Cristiano Ronaldo - craques consagrados e comprados a peso de ouro - darão certo juntos no Real Madrid. Enfim, é preciso até uma boa dose de sorte.

Sorte que, no caso do Corinthians, a lipoaspiração do Gordito talvez não seja capaz de resolver.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/08/02/a-lipoaspiracao-do-corinthians-210648.asp

Marcondes Brito
Enviado por Marcondes Brito em 21/09/2009
Código do texto: T1823532