Blog do Noblat - Exportadores de "pé-de-obra"

Publicado por Marcondes Brito no Blog do Noblat em 10/08/09

É preciso esperar até o dia 30, quando termina o prazo de transferências para o exterior, para saber se o São Paulo - agora no G4, depois de bater o Goiás - terá mesmo recuperado o seu espírito de campeão.

Sabe-se que pelo menos dois dos seus jogadores, Miranda e Hernanes, estão na mira dos empresários. São eles, os chamados Agentes-Fifa, os atravessadores de todas as transações.

O bom time do Goiás também pode ser desmontado, principalmente porque tem vários ex-juniores entre os profissionais, ou seja, jogadores bons e baratos. Do jeitinho que os gringos gostam.

Só em 2008 foram 1.176 novas transferências, um recorde que certamente poderá ser quebrado este ano. Somos os maiores exportadores de "pé-de-obra" do mundo.

Foi necessária a intervenção do presidente Lula - muito aborrecido com o desmanche do seu time, o Corinthians - para se tentar atenuar esse problema.

Está em estudo uma mudança no nosso calendário para evitar a saída de craques em pleno campeonato. Isso não vai diminuir o êxodo, mas evitará maiores aborrecimentos para torcedores ilustres como o presidente da República.

Na semana passada, num encontro fortuito com o governador José Serra, tive a oportunidade de abordar o assunto com ele.

Palmeirense convicto, Serra me disse que telefonou para Luiz Gonzaga Beluzzo, presidente do clube, e pediu para não venderem o volante Pierre. Conincidência ou não, deram um bom aumento e o jogador ficou por aqui.

É a política cada vez mais interferindo no futebol. E essa combinação nem sempre pode trazer bons resultados.

Vejam, por exemplo, o caso de Fernando Sarney, vice-presidente da CBF para a região Nordeste. Alguma motivação política deve existir para tamanha deferência do presidente Ricardo Teixeira.

Afinal , Fernando nunca teve qualquer envolvimento com futebol.

O filho do senador José Sarney se destaca apenas como o único "atacante" que atua de óculos nas peladas de fim de semana, num campinho chamado Narigão, em São Luis.

O nome do seu time amador também é Narigão.

Não por acaso, depois de sustentar que não utilizaria verba pública para bancar a Copa 2014, a CBF já está correndo a sacolinha no Planalto.

Como era de se esperar, vão meter o nariz no seu, no meu, no nosso dinheirinho.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/08/10/exportadores-de-pe-de-obra-212655.asp

Marcondes Brito
Enviado por Marcondes Brito em 21/09/2009
Código do texto: T1823538