Blog do Noblat - Brasileirão: meio caminho andado

Publicado por Marcondes Brito no Blog do Noblat em 16/08/09

A primeira metade do Campeonato Brasileiro chega ao final com o Palmeiras na ponta da tabela e o Sport Recife segurando a lanterna. Mas muita coisa ainda há de mudar. Não tem nada definido.

Até o Palmeiras pode perder esse hipotético título do primeiro turno porque tem dois jogos a mais que o Inter e pode ser ultrapassado. Mas isso também não vale coisa alguma, a não ser para mostrar com que cara seu time vai recomeçar a caminhada.

O Sport, por exemplo, será que vai se acomodar no fim da fila?

Morava no Recife em 2008, quando o Leão foi campeão da Copa do Brasil. Pela estrutura que tem, pelo elenco que praticamaente não mudou e pela torcida bairrista e apaixonada que o acompanha, cheguei a pensar que o Sport, de fato, era um time grande.

Ainda bem que não há espaço para propaganda enganosa no futebol. O time do coração de Ricardo Noblat tem mais 19 rodadas para sair dessa. Ou não.

Até agora, duas equipes encantam e surpreendem os grandes: o vice-líder Goiás e o Avai, que não perde há nove rodadas e está em sexto. O Avai principalmente, porque é um time desconhecido e de baixíssimo custo.

Há quem diga que "dinheiro não é tudo, mas é 100%". A frase debochada é do cearense Falcão, aprendiz de "filósofo" que ganha a vida falando uma bobagem atras da outra.

Talvez isso não se aplique no mundo do futebol. Não deve chegar nem perto de R$ 1 milhão a folha mensal de todo o time Avai. Ronaldo Fenômeno, sozinho, ganha mais que isso no Corinthians.

Exemplo de dinheiro mal empregado vem do Fluminense. No começo do ano investiu em três grandes reforços: Fred (R$ 350 mil de salário); Leandro Amaral (R$ 280 mil) e Thiago Neves (R$ 270 mil).

O máximo que conseguiu até agora foi um aproveitamento de 26% e a vice-lanterna do campeonato.

Longe daqui, nos Estados Unidos, o metrossexual britânico David Beckham ganha US$ 42 milhões por ano e é, segundo a revista Forbes, o futebolista mais bem pago do mundo.

Ele deve dar algum tipo de retorno ao seu clube, o Los Ángeles Galaxy, que, tecnicamente, não passa de um Barueri engravatado.

E já que estamos falando de custo/benefício no futebol, um tema que pode suscitar boa polêmica é o próprio Palmeiras, dono da melhor campanha até agora.

Recorde-se que, para chegar à liderança do Brasileirão, o clube utilizou três técnicos. Conquistou 12 pontos com Wanderley Luxemburgo; 16 com o interino Jorginho; e 9 com Muricy Ramalho.

Só que Luxemburgo e Muricy faturam dez vezes mais que Jorginho. Não sei se a diretoria do Palmeiras está fazendo essa conta.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/08/16/brasileirao-meio-caminho-andado-214726.asp

Marcondes Brito
Enviado por Marcondes Brito em 22/09/2009
Código do texto: T1824121