O PODER DO CONHECIMENTO

Neste artigo quero falar sobre o Conhecimento, esta arma tão poderosa que nos descortina novos mundos, põe por terra crenças infundadas, dogmas absurdos. O Conhecimento nos confere o poder do discernimento, da crítica, da razão.

O grande filósofo grego Platão, em uma de suas famosas narrativas, fala sobre o Mito da Caverna, onde recorre a uma metáfora para descrever o comportamento humano. Na alegoria, ele utiliza a figura de uma caverna, onde os homens estariam acorrentados desde sua infância, apenas tendo à sua frente imagens de sombras que eram projetadas por uma grande fogueira. Estas sombras seriam como monstros impedindo que o homem enxergasse a verdadeira claridade da vida.

Bem, em primeiro lugar, acho incrível que há 2500 anos alguém tenha tido esta percepção. Isto prova que o ser humano pouco ou nada mudou. O tal Mito da Caverna de Platão, mostra que sem o Conhecimento o homem não consegue se desvencilhar dos grilhões impostos desde a infância, pelos pais ou pela sociedade. A ignorância nos projeta a um mundo de obscuridade, de onde não conseguimos sair e somos manipulados como zumbis.

O Conhecimento nos trás a liberdade da escolha dos nossos caminhos. A falta dele nos leva a acreditar em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Adão e Eva, ou até mesmo que a tão famigerada crise atual (e global!), não atingiu o Brasil. Esses são os efeitos da ignorância.

No Mito da Caverna, Platão dizia que as pessoas acreditavam que as imagens fantasmagóricas projetadas pela fogueira, eram verdadeiras, reais. Por não conhecerem o mundo fora da caverna, o outro lado, eram dominadas pelo medo, sucumbidas pelo pavor do desconhecido.

Acha que hoje, depois de 2500 anos das conclusões do filósofo, é diferente amigo leitor? Você sabe que não. Por isso é bom que além de pão, entretenimento, bolsa família e sei lá mais o quê, nosso povo tenha também acesso ao conhecimento, à educação, como forma de nos libertar, conquistarmos respeito, exercermos a verdadeira cidadania com dignidade.

Não queremos ficar eternamente dando esmolas, fazendo doações à Criança Esperança, ONG´s, etc. Queremos nosso povo altivo, auto-suficiente, auto-estima elevada, enfim uma sociedade liberta, no sentido lato da palavra. Só assim poderemos definitivamente sair da caverna e enfrentarmos a luz que irradia lá fora, iluminando definitivamente nossa existência!

-Crônica publicada no jornal Voz da Terra, da cidade de Assis, em 22 de setembro de 2009