Auto-gerenciamento de carreira.

Entendo gerenciamento de carreira como o encaminhamento ao desenvolvimento pessoal e ao crescimento profissional. O processo pode, e deve ocorrer independentemente da empresa para qual o profissional trabalha, ou seja, ele é quem deve gerenciar a sua carreira, e não ficar somente à mercê das possibilidades oferecidas pelas empresas.

Encarando este gerenciamento como um processo de planejamento estratégico. Em primeiro lugar, é preciso saber o ponto inicial, ou seja, o seu perfil pessoal e profissional. Em seguida, deve-se projetar o que se quer em função não só do desejo, mas também da análise do cenário externo, das oportunidades e das tendências do mercado. O passo seguinte é definir as ações necessárias para alcançar os objetivos traçados, dentre as quais; Cursos, especializações, um novo emprego; como também iniciar um processo constante de auto-avaliação. A busca por profissionais da área de RH, para uma “Análise do Perfil Comportamental Profissional”, que analisa competências gerenciais é bastante válida. Estas competências são interpessoais, como negociação, motivação de equipes e liderança, e também intra-pessoais, como criatividade, flexibilidade e motivação.

Exceto para aqueles que desempenham funções extremamente técnicas ou específicas, nas quais as dificuldades de ampliar as formas de atuação são maiores. Os demais profissionais sempre terão oportunidades de mudar o rumo e ganhar com isso. E mesmo os profissionais que desempenham funções podem ampliar seus horizontes, caso foquem outra função. Posso atestar isso pessoalmente, pois iniciei a minha carreira como técnico industrial, e hoje, por iniciativas pessoais planejadas, atuando como autor/escritor e consultor pessoal.

www.kulchesky.blogspot.com

Kulchesky
Enviado por Kulchesky em 25/09/2009
Reeditado em 23/07/2012
Código do texto: T1830327
Classificação de conteúdo: seguro