AMANSAR TOUREIROS

Sempre me lembro das histórias da oralidade que contam sobre Maria Bonita haver abandonado o marido, dizendo apenas um tchau, sentada na garupa do cavalo de Lampião, o cangaceiro nordestino mais temido, mais valente. Não quero reportar-me à questão de ser Lampião herói ou bandido, já existem inúmeras pesquisas sobre ele.

Procurem aí no Google que tem de tudo, desde os santos até os crápulas (Que palavra pesada! Nem sei pra que escrevi, mas já que coloquei não vou me arrepender que eu não sou mulher de arrependimento. Fique aí mesmo). Meu caso é falar sobre Maria Bonita, a bela morena que conquistou Lampião.

Conta a oralidade que Maria Bonita ouvia falar das bravuras do cangaceiro pelos municípios nordestinos e achou aquilo uma coisa cheia de adrenalina. Saiu dizendo para algumas amigas, eu imagino.

Sei é que a conversa tomou corpo. O galã de Maria ficou logo sabedor da história e chegou junto. Dizem que foi lá, bateu à porta da moça.

Vale acrescentar que a voz corrente é que quando ele chegava, todos fugiam. Mas Zé não fugiu. Estava em casa. Lampião parou o seu ginete perto da calçada (vejam que cena shakespeariana), bateu palmas para chamar os de dentro de casa como era de costume no interior: Ò de dentro, disse com sua voz de imperador das caatingas.

Maria dava demonstração de esperar aquele chamado, pois, segundo dizem as boas e as más línguas, logo chegou, toda catita, e reconheceu de pronto o seu amor. Você é a moça bonita que gostaria de me conhecer? O fogo subiu na já quase ex-mulher de Zé. Sou, sim. Eu mesma, meu capitão, em carne e osso. Então você gosta de mim? Sim, sou louca pelo senhor. Pegue suas coisas e monte aqui no meu cavalo. Dito e feito que mulher não tem juízo. Foi questão de segundos para tudo ficar certinho. Zé se limitou a ficar olhando para a bela Maria que apenas lhe disse: Adeus, Zé. Ele acenou.

O leitor se perguntará, claro, o que têm os toureiros com esta história. Têm tudo, eu digo. Toureiro é homem, não tem um pingo de medo da arena, gosta de sangue, de ver o touro esticado, morto. Eu também gosto porque sou do partido que curte o domínio da natureza pelo ser humano. Quando olho um avião decolando, pronto, me apaixono perdidamente pelo piloto, um vitorioso.

Vi no lado de fora da plaza de toros,em Madrid, o que podemos chamar de Maria Toureira. Cada pedaço de mulher de desencaminhar toureiro e touro. Elas ficam ali, loucas para conquistar aqueles bonitões. E se você viu toureiro feio, saiba que o feio se torna bonito de tanta coragem. E como nós mulheres adoramos os corajosos! Homem corajoso é logicamente belo. Não precisa me lembrar das exceções, tudo tem exceção.

Mulher tem coragem pra fugir com cangaceiro, para enfrentar um toureiro que enfia a espada até o cabo no animal. E até de casar com bandido. Mulher adora um tira-teima. Eu adoro, naturalmente. E isto em nós eu acho é bonito demais. Não sabemos em que nos confiamos, mas enfrentamos. Maria Bonita teve sua cabeça degolada, mas não foi por seu amor. E eu bem que gostaria de enfrentar um toureiro pra ele saber de nós dois quem é que manda. Chego lá no ouvido dele e digo o que ele diz ao touro e o bicho cai na lábia do bonitão.

Você já viu o toureiro falando com o touro, avisando, por certo, vou matar você e fique quieto? E o bicho fica. E o toureiro mata, mas a mulher ele não mata coisa nenhuma. QUE VENGA EL TORO!OLÉEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!