Saber escrever

Há uns dias busco inspiração, mas não a mesma inspiração de sempre, de escrever um texto legal que todos lêem e dizem, “Nossa! Tá ótimo”, ou então, “Que lindo”, “parabéns”. Não, não é isso que eu quero escrever. Estou em busca de uma inspiração diferente, uma nova essência, um pensamento daqueles que chegam na hora errada, da forma errada, e no momento mais inesperado e inútil possível. Aquela inspiração para aquele texto perfeito que você sempre sente vontade de escrever, ou aquela obra de arte que você sempre sente vontade de pintar, ou a letra que seria o maior sucesso nas paradas, ou o discurso perfeito, qualquer uma das idéias inutilmente espetaculares que chegam e se vão tão rapidamente quanto o tempo de colocar um lápis sobre o papel.

Um texto que fale sobre a sociedade, sobre a vida, ou um texto sobre as nossas próprias magoas internas, mas afinal, para que escrever? Apenas para expor o nosso talento? Ou mostrar que também podemos ter idéias brilhantes? Ou será que é para dar idéias e lições de vida? Eu não sou o dono da verdade, mas acredito que seja para nada.

Não existem razões para se escrever, a escrita é uma viagem a o maravilhoso mundo onde todas as nossas incertezas e loucuras acabam fazendo sentido. É uma viagem a um local onde todas as nossas trevas se tornam luz, e de onde nós sempre saímos caminhando, com um ar mais doce e de paz. E mais digo, bentido aquele que se aventura no mundo da leitura, a leitura é o paraíso da mente, é a fuga, o conforto e o prazer. Mas a escrita é o paraíso da alma, é o descanso, o desabafo, a confissão, a verdade, a mentira, o simples, o complexo, o fantasioso, o certo, o errado. Oh, a escrita é o local onde somos livres para ser o que bem quisermos, fazer o que bem quisermos e mesmo assim ser aclamados pelas nossas atitudes que por mais que nos pareçam estúpidas e tolas, geralmente não o são.

Uma inspiração diferente, algo incrível, algo simples e complexo, coloquial e prolixo, algo exato e filosófico, algo tão brilhante e incrível que só faria sentido para nós que conhecemos e estamos nesse mundo intenso e maravilhoso no qual poucos se atrevem a entrar. Algo que levasse ao paraíso da escrita, para o descanso da minha alma, e que trouxesse à paz interior que tanto almejamos todos. Algo tão único e sublime que é até difícil de escrever, algo especial, um mundo único, incrível, um mundo subliminar, um particular do saber, um mundo onde apenas quando se sabe escrever.