A virtude está no meio termo...

Esther Ribeiro Gomes

Longe de mim, criticar a internet... Ela trouxe incontáveis benefícios à humanidade.

Apenas quero ressaltar que o exagero, em qualquer coisa na vida, nunca trouxe paz nem felicidade para ninguém!

Diz o ditado: - A virtude está no meio termo...

Meu amigo Dante Marcucci, em excelente crônica, abordou esse assunto, referindo-se aos perigos que se expõem crianças e adolescentes (adultos também) no uso indiscriminado da internet. Os pais devem estar atentos e controlar seus filhos, para evitar maiores problemas.

Antigamente, as crianças levavam uma vida mais ativa, saudável e não tinham problemas de obesidade. Lembro da minha infância no interior, brincando, correndo e subindo em árvores...

Hoje as crianças ficam demasiadamente em frente ao computador, comendo besteira e engordando...

Por outro lado, através da internet, nossas crianças e adolescentes em fase escolar, têm acesso a informações muito preciosas e úteis para complementar seus estudos.

Mas, como tudo na vida, tem também o outro lado...

Infelizmente, há programas nefastos na internet (e na televisão), que prejudicam a formação das nossas crianças.

Hoje, o mundo virtual sobrepujou o real... As pessoas ficam horas a fio navegando na internet, conversando no ‘messenger’, enviando e recebendo e-mails e se esquecem de viver!

Não vou negar que fiz muitas amizades prazerosas aqui na net:

Tere Penhabe, grande poeta e amiga que formata lindamente meus poemas; Mary Trujillo, Ógui Mauri, Vera Jarude, Ruth Sivieri, que brilham nas artes e poesias; meus caros amigos Dante Marcucci, Giustina, Tânia e outros escritores e poetas do Recanto das Letras.

A internet nos permite fazer novas amizades com pessoas de lugares distantes, que jamais teríamos chance de conhecer!

Mas nada, nada mesmo, substitui o olho no olho, o abraço gostoso, o carinho real!

É preciso ter bom-senso e saber dosar bem as coisas, afinal, a virtude sempre está no meio termo...

Eu, por exemplo, fico horas na internet e deixo de caminhar, prejudicando minha saúde. Mas vou me organizar para fazer de tudo um pouco, sem perder minhas queridas amizades virtuais e poder abraçar muito meus queridos amigos reais...

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 01/10/2009
Reeditado em 25/05/2010
Código do texto: T1842464