Olimpíadas Rio 2016... Eu não quero !!

Ontem assistindo a um telejornal de minha cidade que está na disputa para concorrer a sede das olimpíadas de 2016, fiquei indignado como que alguns políticos falam de milhões de reais como se fossem centavos... um integrante do COB teve a ousadia de dizer que: “A Lagoa Rodrigo de Freitas é fácil de resolver, de todas as obras a que é mais tranqüila de fazer é a despoluição dela, o que deve custar em torno de 50 milhões de Reais.” Nesse momento eu parei, contei até dez, respirei fundo para não arremessar minha humilde televisão de 14 polegadas pela janela... como um cara fala que um prêmio da mega-sena acumulada 4 vezes é uma obra barata, uma obra fácil de ser realizada? Fiquei imaginando ainda quanto não custaria para os nossos bolsos, ou seja, o bolso do povo, do contribuinte a obra mais difícil e mais cara... e pior ainda, como este mesmo povo que vive reclamando que não têm boa alimentação, escolas, hospitais... pagaria este valor e ainda ficaria feliz com o Rio sendo a sede das Olimpíadas 2016.

Vivemos em um país julgado pobre, mas quando vejo e escuto as nossas autoridades falando em milhões e bilhões com tanta facilidade, percebo que o Brasil é um país riquíssimo e não é só em belezas naturais não, mas sim em riquezas materiais, em “bufunfa”, ou seja em dinheiro.

Infelizmente o povo brasileiro sempre foi muito pouco politizado, alguns poucos personagens da história se destacaram por uma vida de luta contra os opressores, mas a maioria do povo é alienada, cito o exemplo aqui de quando o Brasil foi campeão mundial de futebol em 1970, quando o país estava passando por uma ditadura militar onde morreram centenas de pessoas e outras centenas sumiram e nunca mais apareceram... a seleção canarinho voltou para o Brasil e o povo pulava de alegria como se vivêssemos no país das maravilhas.

O governo utiliza mecanismos lícitos para reproduzir o que é a sociedade de forma que o povo que em sua grande maioria é pobre ainda o agradeça por este “bem”... cito agora um exemplo deste mecanismo que teve seu auge na mesma época da ditadura militar do Brasil que foi o aumento de criação de escolas técnicas que para o pobre era uma garantia de emprego para seus filhos, mas se analisarmos, veremos que as escolas técnicas eram como fábricas de operários para trabalharem nas indústrias que estavam entrando em grande escala no país, graças a abertura de mercado para as indústrias estrangeiras se fixarem no Brasil e mais do que uma fábrica de operários, a escola técnica era um mecanismo para que a sociedade se mantivesse como sempre foi, ou seja, o capital nas mãos de poucos que lucravam explorando a força de trabalho de muitos, pagando-os baixos salários e sem criar consciência política e social para estes alunos que não tinham motivação para o prosseguimento dos estudos e assim a maturação de uma mentalidade mais crítica sobre o que estava acontecendo até os dias atuais com a sociedade mundial. Sei que alguns irão dizer que toda regra tem exceção, mas quando um desses alunos chegasse a concluir seus estudos, indo para a faculdade, criando uma consciência crítica, conseguindo um cargo de chefia...opa... de chefia, xiiiiiii... já era... a exceção virou regra e aquele aluno que poderia de repente mudar a estatística passou a fazer parte do sistema, mas do lado oposto, ele que tinha um histórico para ser oprimido, lutou, mas acabou virando opressor... essa regra eu aplico a alguns políticos, entre eles o nosso querido e amado Presidente da República que sempre pertenceu à classe trabalhadora e quando atingiu o poder o que ele fez por estes mesmos trabalhadores ?

Agora está ele lá... o nosso, Lula lá em Copenhague fazendo discurso bonito ao lado do Governador do estado do Rio de Janeiro e do prefeito da cidade “maravilhosa.”

Acho que o povo deveria fazer valer a democracia, exigir antes de mais nada políticas públicas de qualidade para o bem de todos, antes de pensar em gastar bilhões de reais com estádios que depois ficarão abandonados e que trarão um pouquinho de uma falsa alegria para este povo durante apenas 1 mês de competição esportiva e pior, a maior parte deste povo, que contribuiu muito para a realização das obras com o dinheiro pago por ele através dos excessivos impostos cobrados pelo governo, nem poderá assistir as olimpíadas e seus ídolos esportivos de perto, pois com certeza os ingressos serão caríssimos para este povo ter acesso... diante disso pensei: “Ainda bem que contei até dez, respirei fundo e não arremessei minha Tv de 14” pela janela, pois sendo no Rio ou não, com certeza irei assistir a pelo menos uma competição na minha humilde televisão.

Aramis
Enviado por Aramis em 02/10/2009
Reeditado em 05/10/2009
Código do texto: T1843744