0 "Corredor da Morte"

Ao pensar na "Pena de Morte", lei vigente em muitos países e que algumas vezes é discutida aqui no Brasil e é motivo para grandes controvérsias , mas que feliz ou infelizmente nunca foi aprovada a sua implantação, porém todos nos sabemos que deu origem à expressão "Corredor da Morte", de vez em quando me surpreendo imaginando como se sente um condenado aguardando no "corredor da morte" o seu momento final. Se é um indivíduo empedernido, cuja existência foi pautada por atos criminosos, certamente não tem nenhum remorso pelo que praticou e está certo que chegou ao fim de sua desastrosa carreira e pouco se lhe dá que seja ou não executado. Entretanto se é um cidadão que nunca cogitou que um dia se tornaria um criminoso, mas foi levado a isto por circunstâncias que lhe privaram de toda a chance de reflexão, tirando-lhe a possibilidade de raciocínio lógico, permanecer no "corredor da morte" é o pior castigo que pode ser imposto a um ser humano. Amargurado o cidadão vê passar à sua frente o filme de toda sua existência. Os momentos alegres ou tristes, as boas ações que praticou, os pequenos deslizes que cometeu na juventude, uma vida inteira de luta, uma família constituída em bons princípios, tudo isso acabando por um ato falho de seu caráter, até então oculto, que se manifestou no lugar errado, na hora errada e diante de pessoas erradas, resultando naquele duplo assassinato. Ali isolado, sem ninguém a quem possa contar seu desespero, só um fato o faz suportar o peso de sua desgraça, quando faz uma reflexão sobre a vida e chega à conclusão que todo ser humano, sem exceção, está. no "corredor da morte".

Quando saímos do ventre matemo, automaticamente entramos no "corredor da morte" que não tem data marcada para acabar, nem limite de extensão determinada. Uns são curtos, outros mais longos e ainda há os que parecem intermináveis, porém todos chegando a um limite

desconhecido e assim o ser humano vive sua permanente angústia. A angústia de não ser eterno e o medo de não saber o que haverá depois do "corredor da morte".

Lucilia Cavalcanti
Enviado por Lucilia Cavalcanti em 04/10/2009
Código do texto: T1848412
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.