Amizade

Poema do amigo aprendiz

Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.

Nem tão longe e nem tão perto.

Na medida mais precisa que eu puder.

Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,

Da maneira mais discreta que eu souber.

Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.

Sem forçar tua vontade.

Sem falar, quando for hora de calar.

E sem calar, quando for hora de falar.

Nem ausente, nem presente por demais.

Simplesmente, calmamente, ser-te paz.

É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!

E por isso eu te suplico paciência.

Vou encher este teu rosto de lembranças,

Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...

Padre Zezinho.

Nestas palavras Padre Zezinho resume o melhor de uma amizade, que a meu ver é uma das formas mais sublimes de amor. Estar presente, acompanhar um amigo na sua jornada nesta vida, seja ele amigo de infância ou o mais novo amigo. Não é fácil ser amigo, e nem sempre sabemos sê-lo. Mas a amizade é o sentimento mais fraterno, mais emocionante que podemos ter. E muitas vezes nem nos apercebemos disso, porque a amizade geralmente é tão leve e sútil. Amores vem e vão. As únicas relações que podemos escolher em nossas vidas são os nossos amigos e o nosso par. E esses relacionamentos trazem enriquecimento se nós assim permitirmos. A amizade não busca preencher vazios, ou saciar desejos como uma relação amorosa. É simplesmente amizade, forte e firme em si mesma. Sempre podemos contar com bons amigos nas nossas horas mais aflitivas. E o mais incrível nos amigos é que se pode ter amigos de todos os tipos. De várias classes sociais, temperamentos, idéias e ideais, e mesmo com todas as diferenças a amizade continua. Que bom se os relacionamentos amorosos pudessem ter essa mesma flexibilidade e desprendimento das amizades. Porque não se termina uma amizade por incompatibilidade de gênios, nem por divergências de idéias. Mesmo o nosso amigo tendo um temperamento completamente oposto ao nosso e idéias diferentes a amizade continua, e é isto que faz com que as relações de amizade sejam tão fortes e duradouras, é a aceitação. Podemos ter conflitos as vezes, mas na maioria das vezes são resolvidos. Podemos falar tudo que nos vem na alma e teremos sempre um bom ouvinte. Podemos chorar, rir, cantar, sermos ridículos. Sim, os amigos têm esse dom, de rirem da nossa cara, mas ainda assim nunca ficamos zangados com eles. A amizade é uma fonte de prazer inesgotável, é um porto seguro, é um puxão de orelha, é aquele empurrãozinho que precisamos muitas vezes. A amizade é comunhão de idéias, amor e sonhos. É poder estar longe e tão perto ao mesmo tempo. Amizade supera distâncias, crises. Ter amigos é uma bênção. Conservar amigos é sabedoria. Eu amo todos os meus amigos, os que eu tenho, os que eu tive, os que já me esqueceram, mas que eu nunca esquecerei, e os que eu ainda terei.

Adriana Grivot.