SÃO FRANCISCO DE ASSIS

"Apenas um raio do sol é suficiente para afastar várias sombras" (São Francisco de Assis)

Essa frase é particularmente significativa para a vida de cada uma de nós, em função das dificuldades que enfrentamos quando assumimos algum propósito nobre. Acreditamos que essas coisas não acontecem sem uma razão. Não se valoriza o sabor da doçura, se antes não se provou do amargo; não se dá importância à saúde, sem que antes se padeça da convalescença doentia; não se respira o melhor oxigênio, se não se esforça contra a poluição; não se delicia do sabor genuíno da fruta, se ela for extemporânea.

É preciso paciência, confiança e, acima de tudo, coragem para enfrentarmos nossos próprios demônios, aqueles que vivem a nos atormentar, que nos instiga ao erro de não seguir o caminho certo diante de uma encruzilhada. Nessas horas, de sombras, que acontecem a todo momento, essas dúvidas se apresentam em nosso caminho, porque estão dentro de nós, e por isso é que devemos acreditar que nalguma fé que ilumine esse caminho. É ela, a fé, que nos possibilita escolher o caminho da luz, o caminho do bem, o caminho da disponibilidade, o caminho do amor ao próximo.


Uma vez um frade perguntou a São Francisco:

 

- Devemos pregar na cidade, meu Pai?

 

- Sim, respondeu o santo. Preguem muito o evangelho, e preguem até quando estiverem cansados; se for preciso usem palavras!

 

Noutro momento, caminhando em oração com outro frade, ambos se puseram a rezar o Pai Nosso. Depois de duas horas de oração, o frade interpelou São Francisco dizendo:

 

- Ó Pai seráfico, já rezei trezentos pai-nossos, e o senhor?

- Ainda estou refletindo sobre a palavra "Pai", meu filho!