Sistema Educacional?

O Sistema Educacional Atual

O sistema educacional atual, de fato, não responde à sociedade complexa e mutante que hoje vivemos. A escola continua a formar os alunos como se estivéssemos no século passado, ensinando fatos e cobrando sua memorização, de modo repetitivo, esquecendo-se de seu papel: o ensinar a aprender.

O visual escolar ainda está mais para um “cartório de notas” do que para um ambiente estimulador do prazer intelectual. A escola ainda é centrada quase que exclusivamente em conteúdos conceituais, e não percebe que é melhor aprender menos conteúdos, mas aprender a ter prazer com o uso do intelecto, apreciar a pesquisa, descobrir informações e usar o professor como consultor para suas dúvidas.

É importante que a escola crie ambientes de aprendizagem fundamentados na pesquisa. Nesse caminho chegaremos ao ponto que o profissional do futuro terá como tarefa aprender, ser criativo, inovador, já que para executar tarefas repetitivas existirão computadores e robôs.

Não basta que os alunos simplesmente se lembrem das informações, eles precisam querer utilizá-las, saber relacioná-las, analisá-las, e avaliá-las. Sendo assim, a escola se transformará num lugar de análises críticas e produção de informação.

Nos anos 70 tudo se despolitizou, inclusive a educação, por isso ela se tornou sem objetivos. A escola tem que refletir o projeto político da nação porque, afinal, a educação é para um país. Também, é preciso que esta escola seja capaz de criar no estudante uma mentalidade internacional, pois quando os jovens convivem com a diversidade se tornam adultos mais tolerantes.

O professor deste século deve saber orientar os estudantes sobre onde colher informações, como tratar e como utilizar essa informação. Não se pode deixar cair na armadilha da ditadura dos conteúdos, não se podem reproduzir os mesmos erros, de querer “produzir” indivíduos aptos a corresponderem à lógica do mercado, pois não estamos lidando com produtos e mercadorias. Não podemos continuar formando meros repetidores de informações, e sim indivíduos mais concatenados com o mundo, pois já se vê que esse modelo formatador de pessoas é incoerente, oprime e traz problemas e conflitos sociais, já que visa os fins e não os meios.

A escola precisa deixar de ser meramente transmissora da informação e se transformar num lugar onde o conhecimento seja produzido pela atribuição de significado à informação. Afinal, a escola é um espaço para o diálogo, a reflexão e a problematização do mundo, por isso não há mais lugar para o conhecimento enciclopédico.

Fada Sininho

FADA SININHO
Enviado por FADA SININHO em 06/10/2009
Reeditado em 22/01/2011
Código do texto: T1851045
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.