SER MULHER NO SÉCULO XXI

Eu fico analisando como é difícil ser mulher hoje em dia...Talvez deva ter sido difícil sempre...Se antigamente a mulher era massacrada, humilhada e muito exigida pelo marido, hoje em dia ela é massacrada, humilhada e exigida...por si mesma. E tem um agravante que antes não existia: A CULPA! Essa bendita que nos persegue da hora que levantamos até a hora de dormir...Culpa por não ter visto o marido e os filhos pela manhã, culpa por não ter ido á ginástica, por não ter estado mais tempo com os filhos, por não ter estudado,por não ter trabalhado mais, por não ter feito dieta, por não ter telefonado para as amigas, por não ter sido mãe mais cedo, por não ter sido mãe mais tarde, por ter casado, por não ter casado, por não ter passado no concurso...Ufa! E o pior é a sensação de ter feito pouco... Parece quer por mais que a gente se esforce, na verdade tudo o que a gente fez foi pouco.

E então a gente fica perdida, porque nós mulheres evoluímos, mas temos a sensação de que os homens não! Porque mesmo que eles ajudem a olhar as crianças, mesmo que eles ajudem a tomar conta da casa, se algo der errado, eles não se sentem culpados: porque isso para eles, é favor e não obrigação.Está arraigado em nós mulheres (até por ficarmos nove meses a mais com filhos) que eles, os filhos, são nossa responsabilidade. Como diz uma amiga minha, existe o filho da puta mas não existe o filho do puto! Sempre que alguma criança está com mau comportamento na escola ou com amigos, quem é chamada? A mãe! É a mãe que não educa direito, é a mãe que não põe limites... E a gente acaba por colaborar, ainda que inconscientemente, com isso....Eu mesma costumo a dar muito mais tarefas de casa para as minhas filhas do que para meu filho....Minha sogra me disse inclusive, que eu não deveria mandar meu filho fazer tarefas de casa porque ele poderia querer "ser mulher"...Entenderam?

Além disso, o que ocorre: eu (assim como várias mulheres) passei a ser uma mulher mal humorada, reclamona e chata! Mas como ser realizada profissionalmente, ganhar dinheiro, estar bonita e ser boa mãe e esposa ao mesmo tempo? Se alguém tem a receita, me manda, por favor! E aí vou contar outro problema: fui chamada na escolinha da minha filha de 5 anos porque ela quer ser homem!!!!!!!!!!Quer cortar o cabelo curto, que usar cuecas, quer jogar futebol (ela não gosta de futebol) e vestir roupa de homem...E eu fiquei pensando o porquê...Fácil: quem quer ser mal humorada, chata reclamona e culpada? E a gente acha que os filhos não estão percebendo as coisas....Pensando bem, eu inconscientemente estava desvalorizando a mulher. Ao invés de dizer o quanto nós mulheres damos conta de tudo, mesmo passando por cesáreas (no meu caso foram três), noites sem dormir, sendo "sugadas", tomando decisões, criando cidadãos e agüentando marido dizer que "é bem feito, quem mandou querer ocupar o nosso lugar" e ainda assim, apesar de tudo isso conseguimos nos manter em pé, lindas e cada vez mais interessantes e fortes! Pobre dos homens que se forem tentar fazer tudo o que a gente faz é capaz de não levantarem da cama. Já imaginaram um homem tendo uma cesariana? Com certeza as famílias teriam um filho só e olhe lá...E eles tendo de parar de beber e jogar bola durante a gravidez, já imaginaram?

Isso me leva a uma conclusão:os homens mantinham as mulheres "escravizadas" porque sabiam que quando elas descobrissem os poderes que têm tomariam o mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E a gente ás vezes esquece disso, esquecemos a nossa força!

E hoje, meu aniversário eu tive a certeza de que estou no caminho certo! A minha filha de 12 anos pela manhã inventou uma desculpa e pediu para ir à padaria. Quando voltou, já era tarde e coloquei-a de castigo por ter atrasado, uma vez que ela tinha prova...E quando ela e os meus outros dois filhos me disseram que o almoço estava pronto, tive uma surpresa: ela havia comprado com o dinheiro dela uma torta de brigadeiro da" boca do forno", com velas e tudo para mim!!!!!!!!!!!Tudo idéia dela, sem pedir ajuda de pai, tios ou avós! E naquele momento eu não tive mais dúvida: como é maravilhoso ser mulher, poder ser mãe, poder gerar um ser humano, poder ser responsável por um ser humano e poder até ser culpada pelos erros do filho! Porque só quem escolhe é que pode ter culpa, só quem decide pode errar. Quem não decide não erra, mas também não acerta. E ser mulher é escolher o tempo todo! E minha filha aprendeu comigo isso: que ser mulher é "se virar" !

Já a minha outra filha de 5 anos (a que queria ser homem) também me disse que não quer ter filhos porque tem que "abrir a barriga”. Expliquei a ela que não tinha problema: existem filhos prontos, é só buscar no lugar -Igual á bolo-. Expliquei também que existem orfanatos onde há crianças que precisam de mães.... Já imaginaram um homem explicando isso? No mínimo concordariam com ela. Lembro-me do meu marido explicando ao meu filho, na época com 6 anos o que acontecia quando a gente morria: "ah, disse ele, colocam a gente numa caixa de madeira e jogam terra por cima..." Ainda bem que ouvi e vim correndo... "Aí Rafa, Deus vem buscar a gente com anjinhos para viver em outro mundo, um mundo especial com muita luz e paz onde ficaremos com pessoas que amamos".Ufa, só sendo mulher ter essa sensibilidade. Mas na verdade o importante é querer evoluir e melhorar. Isso nós mulheres, a cada dia, a cada ano, a cada década temos nos aprimorado, ao contrário da maioria dos homens, que infelizmente , parecem estar ainda no século passado.

Andrea Carvalho