Desgoverno (com observações)

NOTA-1: Esta crônica foi publicada no dia 8 de abril de 2009 no Jornal Opinião, da Cidade de Araras - SP, pouco tempo antes do processo de intervenção, impetrada pela ANATEL, contra a Telefônica-SPEED, obrigando esta a interromper a abertura de mais contratos da internet banda larga, enquanto ela não conseguisse consertar todas as incongruências praticadas com seus clientes.

NOTA-2: Fiz questão de publicá-la no Recanto só agora, para servir de exemplo complementar do meu artigo 'Ajustando os ponteiros das relações'.

Desgoverno

Um dia destes, eu estava lendo novamente o livro “A era da competência”, de Marco Aurélio Ferreira Vianna, edição da IOB, de 1984, onde ele discorre sobre estratégias e táticas para administração de empresas, em época de instabilidade. Esse economista tem um currículo bem invejável pelas suas especializações no exterior, como consultor de empresas em mais de 400 empresas, professor de administração empresarial, colaborador de conceituados jornais e revistas especializadas em finanças etc.; o seu livro é um verdadeiro curso de administração no meio de um mercado de riscos e incertezas. Baseados nesses conhecimentos, podemos concluir que é a continuidade dos princípios do Plano Real que está nos mantendo em pé, em meio a uma crise econômico-financeira global de proporções gigantes, onde somente os estrategistas competentes sobreviverão, em detrimento dos perdidos no meio do tiroteio.

O perigo que corremos hoje é de sermos apanhados por um tsunami (muito longe da tal “marolinha”), porque o nosso país encontra-se hoje à deriva em mar aberto, devido aos desmandos da corrupção política e governamental, onde os representantes do povo estão dando mostras deslavadas de achincalhe para com os seus eleitores e contribuintes. Sei que estou “chovendo no molhado”, porque todos nós temos consciência dessa verdade, porém grande maioria do povo brasileiro está muito preocupada com o futebol, com a cerveja, com o Carnaval, com a Bolsa Família e com as férias; vejam que esse enfoque está prestes a desmoronar, porque a preocupação maior está se encaminhando para as demissões em grande escala, por força e obra da mesma marolinha!

Junto com o que acabamos de mencionar, temos a falência da saúde pública, o desastre da “deseducação” (vejam as famosas ‘pérolas’ produzidas nos exames vestibulares e no ENEN, que comprovam a total decadência do ensino atual, em comparação ao ‘meu tempo’ de escola); o aumento brutal dos gastos públicos, principalmente com a criação de verdadeiros “trens da alegria”; o uso indevido de verbas públicas, aumentos salariais indecentes, vendas de influências, propinas e “jeitinhos”, enfim é uma grande festa no “país da fantasia”, onde tudo acaba em pizza com marmelada. O pior nisso tudo é que o povão incauto ainda está acreditando na “história da carochinha”, avalizando esses desmandos, só porque ainda continua preocupado com o futebol, a cerveja e coisas do gênero.

O propósito desta crônica é de tornar público minha odisséia e a de muitas outros consumidores, vítimas da multinacional de telefonia e banda larga da internet, apenas porque os órgãos governamentais reguladores e fiscalizadores não estão cumprindo suas obrigações de atenderem os reclamos dos usuários, que pagam seus impostos e que têm o poder de voto, deixando a concessionária à vontade para “deitar e rolar” por cima dos clientes. No meu caso específico, o descalabro vai desde o não fornecimento do sinal banda larga contratado até a cobrança do valor indevido na fatura mensal, em duplicidade (!), mesmo após inúmeros contatos estressantes com a empresa “responsável”(?)! _Realmente, só num país desgovernado tais incongruências acontecem, sem que órgãos governamentais, que oneram barbaramente as finanças públicas, cumpram o mínimo devido aos contribuintes.

Já dei entrada de processo rescisório no PROCON e encaminhei uma carta aberta à ANATEL, ao mesmo tempo em que estou me preparando para entrar com processo judicial de perdas e danos contra a Telefônica-Speedy, caso não haja pronta solução, levando às últimas consequências, pela busca de meus direitos inalienáveis de cidadão, comprovadamente honesto e cumpridor de todos os deveres e cônscio dos direitos como contribuinte.

Para aqueles que tiverem um tempinho, consultem o site: www.reclameaqui.com.br e entendam a extensão do drama, escapando também da esparrela da propaganda enganosa, que está sendo veiculada diariamente, sem qualquer coibição fiscal. Não acredito que haja, em alguma outra parte do mundo, contratos de prestações de serviços, onde os direitos ficam apenas com as concessionárias e os deveres só caibam aos clientes espoliados.

NOTA-3: O caso foi resolvido a contento, de forma rápida, graças à intervenção pronta do PROCON de Araras e à minha atitude de indignação, publicando no jornal, abrindo um processo diretamente junto à ANATEL, fazendo uma manifestação no site "Reclame Aqui",

entrando em contato com pessoas influentes e já tendo em mãos a montagem de um processo judicial, caso não fosse atendido em minhas justas reivindicações.

Moacyr de Lima e Silva
Enviado por Moacyr de Lima e Silva em 07/10/2009
Código do texto: T1853574