Promessas

De nada adiantam as promessas de que não vais voltar nunca mais. Não adiantam as promessas, porque tu sabes que dá uma dor danada no peito, uma vontade recôndita de que tudo possa se acabar, que não terá a mínima importância. Pode até a morte rondar. Não tem a mínima importância, saberem que se pode chorar a cântaros e se descabelar, ficando as pálpebras úmidas e vermelhas. Não adiantam suas promessas e lamúrias rouquenhas, pois, tudo vai ser esquecido, passado a limpo ao primeiro aceno repetindo-se sempre a pergunta: Promete que nunca mais voltará a fazer isso comigo? Promete-se, e a promessa serve apenas para que a coisa se repita, massageando o ego de quem prometeu. Se tuas promessas valessem, eu juro que ficaria esperando uma eternidade pela tua volta, e iria escrever no meu telefone - não vou telefonar; não poderia comer e, digo mais, nem poderia dormir, pois, cada vez que o sono viesse, tua promessa de não voltar iria espantá-lo para bem longe. Eu não poderia ler, pois, a concentração se dissiparia com o som rouquenho de tua voz reverberando em meus ouvidos. Eu não escutaria teus passos desengonçados e não veria a sombra de teu corpo e dos teus pensamentos, também, não sentiria o teu cheiro tão característico de xarope de groselha! Ai meu Deus, se tuas promessas de fato valessem...Meu rumo deixaria de ser tão certo, e eu não teria tempo de arquitetar essa imensa gama de idéias insensatas, e uma porção de pequenas sacanagens, que me alegram tanto. De nada adianta tu me dizeres que não voltarás, porque bem sei que tu já disseste a mesma coisa uma infinidade de vezes e eu sempre dei um sorriso moleque, justamente pra que pudesses sentir que tuas promessas não valem nada! Depois...O frio abalando o peito, o tremor nas mãos e uma vontade doïda de chorar, porque o importante é chorar... Só fazes isso comigo porque me sabes impotente para uma reação, para dizer que sumas da minha frente, e esqueça ter-me conhecido um dia! Como essas santas palavras me fazem bem...Pode esquecer que já me conheceu um dia e, por favor, mande entregar minha chave!