MEIO SEM GRAÇA

MEIO SEM GRAÇA

Quando alguma camada,ou massa,de ar polar desloca-se lá das bandas da Argentina resolvendo dar uma passadela aqui pelo Sul,há que se estar preparado:física e psicologicamente,uma vez que ela mexe com o nosso estado de espírito.

Fisicamente,nos obriga a retirar dos armários aquêles agasalhos que imagináva-mos usa-los tão somente no proximo inverno.Sobre os edredons,voltam os cobertores de lã e a quem é dado à exageros:o acolchoado de pena de gansos.Desperta-nos o apetite e começamos,então,a pensar em massas,vinhos,chocolates (quente ou em barras)e outras amenidades do gênero.

Psicologicamente,o frio e o vento,evocam Astor Piazolla...Tangos à "media luz"...

Dançam arvoredos,dançam imaginações!...E na magia dêste ritmo vai surgindo uma doce nostalgia...Um desejo de conversar,falar de nossas emoções,relembrar o passado...Bate uma saudade,não sabe-se de que ou quem,mas têm-se a convicção de que é boa,é leve,é uma saudade que faz bem.

Aí,você acaba saindo pela rua,os trajes pesados fazem-te elegante (imagina-se),vai encontrando gente(que não se conhece),aquêle ar frio é estimulante e você anda...anda...E não topa com ninguém do teu tempo.Retorna,"meio sem graça" mas ainda sob o efeito do bandoneon que lateja em sua cabeça decide partir para mais uma investida:

Hemisfério Sul,08/10/2009

Dezenove horas!...Estamos sob o efeito de uma massa de ar polar.A carranca cinzenta do céu impede-me a visão das estrelas.Da pequena praça no entroncamento das ruas,as palmeiras experimentam a sensualidade da dança.Abraçam-se os galhos,roçam-se...Entrelaçados lançam sussurros eróticos sobre a minha cabeça...Estou à caminho do supermercado que fica logo ali,à uma quadra de onde moro.Lá,certamente encontrarei alguém para conversar.Estéfani,minha espôsa,deu-me a lista de compras;dispensei-a!...Ora,vejam só!...Não preciso de listas,a memória é boa e não esqueço nada.Amarroto o papel e o dispenso na lixeira da cozinha.

Adentro ao supermercado...A esta hora ,costumeiramente,está lotado,porém,hoje são poucos os clientes.Apanho um carrinho e saio girando entre as gôndolas.O tango aguça-me o desejo de um bate papo.Não vejo ninguém que eu conheça.

O som ambiente não poderia ser melhor!...Marcos,um dos proprietários,costuma sintonizar uma emissôra de rádio,FM local,que só toca música da melhor qualidade.São pouquíssimos comerciais,não existem os conhecidos (des) animadores.A sobriedade e o bom gosto imperam nas 24 horas de programação.

Acabou de tocar "Do fundo do meu coração" com Erasmo Carlos,entra,agora triunfal a orquestra de "Franck Pourcel" com o tema do filme "Paris está em chamas".É pouco?...Sinto-me em estado de graça e aproveito para pesquisar os ânimos e os gostos de alguns tantos com quem deparo.Ao rapaz do açouge,aparentemente bem humorado,comento:

_Belíssima música!...Não achas?

Depois do ensaio de uma espécie de suspiro,um olhar na balança,me vem a resposta:

_Éh!..."Tem quem goste".

Percebendo não ter agradado.mas sem perder o estímulo,tento uma nova investida.Agora com uma cliente que está na fila e a quem conheço muito bem.

_Esta rádio só toca música de qualidade,não é mesmo?

Com a maior cara de desinterêsse pergunta-me:

_Que rádio é esta?

Percebo que o terreno é fértil e o assunto poderá render-me um bom papo.respondo-lhe:

_É a FM (tal).O dia todo é assim.Fantástica!...Comento empolgado.

_E você aguenta essa "dormideira" o tempo todo?

Sem saber o que lhe responder,ou melhor,sabendo perfeitamente,mas bloqueado pela educação que trava-me o ímpeto de uma resposta à altura,devolvo-lhe um sorrizinho "amarelo-marcela" e sigo adiante.

Agora no caixa,a música quase terminando,questiono a funcionária:

_Bela música,não?...

Esta,rasgando a bobina da registradora,responde-me:

_"Fazer o quê?"...O patrão decide,escolhe,a gente ouve,né!...

Basta!...Retiro-me.

Acabou o romantismo,ou seremos Marcos e eu os únicos sobreviventes de uma espécie em extinsão?...Penso com meus botões.

Retorno,agora com minhas sacolas,"meio sem graça"...Piazolla arrasta-se ainda pelos ares.Ponho as compras sobre a mesa,ao conferir percebo estar faltando uma grande parte.Deveria ter levado a lista...Broncas advirão pela frente!...

Creio que estou envelhecendo,penso...Olho-me no espelho e do outro lado um sujeito grisalho,com um arzinho cínico e sarcástico me diz:

Envelhecendo?...Imagina!...

Você é velho!...Assuma.