Brincadeiras e cirandas (Histórias da minha infância - V)

Amigos Recantistas (e à criança que existe em cada um), relembremos...

Luz! Câmera! Ação! De volta ao túnel do tempo!!!!!!

"Corre! o pira é você. 1.2.3.4.5...achei"!

"Boca de forno, jacarandá, onde eu mandar...vou, se não for...pega bolo"!

“Cabra-cega, de onde você veio?”. “vim lá do moinho”. “O que você trouxe?”. Um saco de farinha”.

"Ai! Que foi! caí no poço! Onde está a água? Está no pescoço, com o que tira? Com um beijo"...

Coelhinho na tocaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!

"Se essa rua, se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar, com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante, para ver, para ver o meu amor passar"...

"Pai Francisco entrou na roda, tocando seu violão"...

"Alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado.

Ó meu amor: quem te disse assim que a flor do campo é o alecrim".

"Ai bota aqui, ai bota ali o teu pezinho

O teu pezinho bem juntinho com o meu.

E depois, não vá dizer que você, já me esqueceu".

"Eu tinha um cachorrinho sentado na janela

Bingo é seu nome

B – I – N – G – O"

"Escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue, zá”.

...

...

Como esquecer o aprendizado de viver em grupo? Era assim que exercitávamos a sociabilidade, fortalecíamos as amizades, interagíamos com os nossos vizinhos. As brincadeiras entravam pela noite, muitas vezes, éramos iluminados por uma fogueira, outras,em noites de lua cheia, os pais ficavam sentados à porta enquanto corríamos pelos terreiros que de tão varridos, pareciam tapetes.

Assim foi a minha infância como a de muita gente. Não éramos solitários, laços fortes foram criados naqueles momentos alegres e serviram para o amadurecimento de todo nós.

Algumas brincadeiras ainda repassei para as minhas filhas, elas adoravam cantar as cantigas de roda, brincar de betsi, queimada,cabra cega,pular corda, jogar amarelinha e até peteca (bola de gude). Graças a Deus ainda consegui repassar um pouco do que aprendi.

Em grande maioria, as crianças de hoje não entendem o que era divertimento sem os jogos eletrônicos e computador. Já não buscam a coletividade, se acostumaram a "brincar" sozinhas. Criança e máquina, horas a fio nos jogos nem sempre engraçados, alguns, com cenas de violência, já não se houve mais as gargalhadas cristalinas que enchiam de prazer os ouvintes...Tudo silenciou, exceto pelo som do teclado.

Onde foi parar a infância? Quem roubou a alegria dos meninos? Hoje vemos crianças sofrendo estresse, com depressão,fazendo tratamento psicológico, e perguntamos: Onde a alegria se perdeu?

Quando encontramos crianças na rua, são na verdade, crianças de rua e não brincam, não há brilho em seus olhos, passam o dia se drogando, roubando, e à noite, dormem amontoadas sob as marquises e viadutos...mas são crianças, independente do que fazem (quem roubou a sua infância)?.

Que cada um que viveu aqueles momentos únicos, possa, repassar o aprendizado para os filhos, netos, bisnetos...com certeza, uma ou outra brincadeira ficará na memória... deixando de fazê-lo, estaremos enterrando a criança que fomos um dia e que ainda vive dentro de cada um de nós.

À todos, FELIZ DIA DAS CRIANÇAS! (Não só no dia 12 de outubro, mas todos os dias).

E... quando quisermos relembrar...é só fechar os olhos e...de volta à infância!

"Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar".