O crime da Benjamin Pinto Dias, 1027

23 corpos, esquartejados sangravam; frutos, flores e folhas em um terreno urbano da nossa cidade: Belford Roxo. Juntados os pedaços não dava para dimensionar o tamanho da chacina; corpos inertes no chão, não se ouve gemidos, mas apenas silencioso silêncio que parece nos querer dizer:

_ Por quê fizeram isso com a gente? Somos vidas que antecedem à própria vida, pois antes, bem antes, antes de você, conviviamos em harmonia num plano geográfico aonde o certo era apenas ter o suficiente, e dentre todos os tipos de vida existentes neste planeta, atentem para este detalhe, somos o único tipo de vida auto-suficiente e de grande generosidade, pois damos os nossos frutos, folhas, troncos, elementos químicos e sombra sem cobrar nada em troca. Então, por quê fizeram isso com a gente. Sabemos que hoje, vocês humanos, não estão dando mais importância ao próprio ser-humano, o que é lamentável, pois nós nos importamos com vocês, pode não parecer pelo fato de não perceberem a nossa comunicação, mas se quiserem é fácil: É só parar de frente para os nossos corpos caidos e verás o quanto somos iguais em responsabilidade para com este planeta, mas, se você continuar nos matando, por certo, da nossa parte não haverá revide, mas da parte de quem precisa de nossa existência haverá revides incontroláveis que vocês não terão como conter com todos os conhecimentos científicos; acreditem, nós já passamos por muitas coisas, somos a essência e a síntese de um Conhecimento Divino que só agora vocês arvoram saber, e por isso somos Árvores, as primeiras experiências que se arvoraram e chegaram a Deus, e esperamos que vocês também possam chegar o mais breve possível, pois o grande teste vestibular da humanidade nos dias de hoje é a preservação da terra, faça a sua parte e nos deixem em paz em nossas missões de oxigenar e alimentar o planeta; quanto aos nossos pedaços estirados neste terreno, mesmo que você não os retire, mesmo assim servirão para adubar a terra, e essa é mais uma função confiada à nós; por tanto, fiquemos em paz nos dias de hoje, tenhamos paciência, busquemos saber mais, sejamos mais tolerantes e tenhamos muito, muito respeito a biodiversidade, pois só assim sairemos das mazelas criadas por tantos anos de ignorância...

Vicente Freire

09/10/2009.