O Quarto Reich.

(1.º Reich)

Segundo o que narra a história, no final do século XIX, deu-se início o agrupamento dos estados independentes alemães.

Tendo por base a economia, iniciou-se um organização chamada Zollverein. Nela, os pequenos estados se uniram em torno da Prússia e adotaram a liberdade alfandegária comercial entre eles. A Áustria ficou de fora. Seu interesse era a manutenção da antiga configuração; a unificação traria prejuízos em suas atividades com os estados do sul.

Em janeiro de 1871, após guerra com a França em busca de antigas possessões, foi proclamado o Império Alemão. O Imperador era Guilherme I,da Prússia.     

(2.º Reich)

Consolidado as divisas e tratados, o progresso dessa aliança dotou a Alemanha de grande poder de liderança e trouxe a ambição de expandir os horizontes: comercial, político e econômico.

O resultado desse anseio os levou, com a Tríplice Aliança, (Alemanha, Itália, Áustria-Ungria) em busca de territórios vizinhos e que culminou com a primeira Guerra Mundial.

O armistício assinado em 1918 os puniu, principalmente a Alemanha, com severas penas em ambos os segmentos. O Tratado de Versalhes procurava restaurar a dignidade dos derrotados e a Alemanha arcou com o maior ônus financeiro, o que trouxe muitos descontentamentos entre seus filhos. Estava lançada, ali, a semente para o Terceiro Reich.

Personagem 01.

Na Primeira grande Guerra, no entanto, houve muitos casos de bravura. Um deles veio a receber maior atenção do mundo. Tratava-se de um cabo Austríaco que fora combatente e ferido no front. Uma vez restabelecido, mesmo sendo estrangeiro, tomou para si as dores alemãs e, em 1920, ingressou no Partido Trabalhista Alemão. Portando idéias revolucionárias, aquele militar impôs suas idéias. Por sê-las de caráter avançado para a política da época, a própria pátria alemã se encarregou de levá-lo a prisão. Na cadeia, registrou seu ideal num manifesto denominado: “Minha Luta”. Nessa publicação destilou todo o seu veneno em favor da causa alemã frente aos acordos impostos pela comunidade mundial. Com o abrandamento de sua pena, liberto, reassumiu o seu posto no partido e, durante a Grande Depressão Econômica de 1929, obteve crescente apoio de classes indecisas. Combatendo com veemência os inimigos, seu Partido cresceu. Por outro lado, diante do fracasso sucessivo de seus Chanceleres, o presidente Hindenburg o nomeou chefe de seu governo. Baseado numa política autoritária, eliminou os inimigos na conhecida "noite das facas longas", ou "dos punhais". Com a morte do presidente, assumiu o seu posto e passou a ser o líder do Reich Alemão.

Sendo de baixa estatura, mas de influente performance dramática, fez uso da mídia para impor os seus desígnios. Adotando medidas necessárias para combater os vizinhos, deu os primeiros passos para a restauração geográfica, econômica e social alemã. Estava lançado o Terceiro Reich que assolaria o mundo com a Segunda Guerra Mundial, feito que alterou o destino da humanidade no século vinte. Entrou para a história o símbolo SS: (Schutzstaffel (tropa de proteção).  O ativista se chamava Adolf.

Personagem 02

Meio século mais tarde, outro personagem, aos poucos, foi ganhando espaço no cenário mundial. Contrário ao primeiro que não dispunha de postura elevada; este, tendo também como origem a Áustria, é de aparência rude e de porte físico avantajado. Um dado comum entre eles é ao uso da mídia televisiva que os fez conhecidos. Se o primeiro necessitava de uma imagem imponente e gestos ensaiados e dramáticos, o segundo é fruto da própria fantasia. Chamou a atenção da imprensa pela sua performance física e se enveredou pelo mundo fictício das telas. Com o advento do sucesso, deixou a Áustria e migrou para os Estados Unidos. Calçado pela fama e no país do cinema, levou ao mundo os mais estranhos feitos. Foi bárbaro, combatente do futuro, das selvas; viveu a figura de palhaço ficando, até, grávido. Tudo na forma irreal. Seu lema conhecido após fictícia execução é: Hasta la vista, baby.

No auge da fama, contraiu matrimônio com uma representante dos Kennedys. Com a soma dos anos e a forte concorrência que o setor de entretenimento exige, surgiu a desejo de ingressar na política. Contando com a fama de justiceiro brigão vivido no vídeo, o apoio e a tradição de sua esposa Maria, as inquietações políticas pós Onze de Setembro; num vacilo do candidato da Califórnia, elegeu-se Governador, degrau decisivo para se atingir a Casa Branca. Seu nome é Arnold.

O que esperar para o futuro? Adolf Hitler encontrou uma Alemanha ambiciosa, destemida, sofrida com as punições impostas pelos Tratados pós-guerra, e fez desses acontecimentos o seu carro chefe subjugando os vizinhos falidos pela Depressão Econômica mundial.

Arnold Schwarzenegger, se eleito presidente americano, vai galgar no seio da maior potencia mundial com bases e agentes na América Latina, Europa, Oriente. Tal qual a Alemanha, os americanos vêm atravessando um período negro envolvido por tragédias naturais, maus governantes, terrorismo interno e esterno os tornando alvo dos inimigos conquistados no decorrer dos últimos anos. Finda aqui as paridades.

O 4.º Reich é algo para um futuro próximo que os americanos irão decidir. Os ideais nazistas ainda prevalecem em algumas camadas do mundo. O próprio Arnold já manifestou apreço a postura de seu compatriota. Quando ele assumir -provável sucessor de Bush- o Governo Americano estará apto a impor uma nova ideologia democrática (hábito típico deles). Com a estrutura e o medo difundido entre os mais céticos, se uma grande potência nuclear não lhe fizer frente, o mundo estará em suas mãos e as bases do Quarto Reich estará lançada. Se será benigno ou nocivo para a humanidade, o futuro dirá.

Fontes históricas complementares: Livros didáticos e a Enciclopédia Mundial do Jornal Folha de São Paulo.

Inédito. maio de 2006.