Brilho nos olhos do morto

Não importa se você tem de procurar o que se encaixe em suas idéias; ou seria melhor dizer, procure ter idéias que se encaixem facilmente em qualquer coisa? Idéias triviais, como prestar atenção a canto de passarinho, cheiro de mato, relinchar de cavalos e outras coisas mais.Volto a dizer, não importa se você tem de procurar o que se encaixe em suas idéias; você tem de procurar com cuidado e sem esmorecer, reparando em cada coisa que valha a pena; tem de procurar sabendo o que quer e porque quer; se tiver de ser punido que o seja; a pior punição seria a de não encontrar nada que pudesse se encaixar em suas idéias. Ionesco já dizia na peça os Rinocerontes, que "infeliz daquele que insiste em manter sua própria originalidade"! É uma questão de ponto de vista? Creio ser uma questão vital. Ninguém poderá conseguir momentos de felicidade, se não puder encaixar suas idéias...Mas afinal de contas, em que consiste encaixar as idéias? É você realizar tudo que pode lhe trazer um bem estar, um despojamento, uma euforia de se sentir vivo. Não basta se sentir vivo, ter pulso e respiração... é preciso que a razão e a lógica estejam bem. Eu posso entender, um pianista estudar 8 horas por dia durante meses, para um concerto; busca a perfeição, que lhe trará felicidade infinita; um homem nessas condições, não tem vaidade, tem orgulho de ser! Um exemplo típico foi Che Guevara; seria infeliz se continuasse médico da classe média argentina; ficaria infeliz se continuasse em Cuba, depois da vitória da revolução; procurou outros rumos, outras terras, onde pudesse encaixar suas idéias. Foi preso e assassinado na Bolívia; repararam o brilho nos olhos do morto, que as fotos refletiam? Os olhos de Guevara brilhavam mesmo depois de morto.Vocês me perdoem, mas não consigo encaixar minhas idéias!