"CRIANÇA SADIA, INFÂNCIA DOENTIA" Crônica de: Flávio Cavalcante

CRIANÇA SADIA, INFÂNCIA DOENTIA

Crônica de:

Flávio Cavalcante

Cai, cai tanajura, tua bunda tá cheia de gordura...

Quem não se lembra dessa época em que juntava aquele monte de molecada e saía pra pegar tanajura no interior de estrada de barro vermelho, em época de outono? Depois daquela festa todo mundo ia pro açude tomar banho. Chinelo fazia tempo que a criança não sabia o que era. Luz era a de candeeiro. Televisão era coisa só se via em cidade grande. A satisfação da brincadeira inocente e divertida era de um prazer inesquecível. Todos viam a felicidade de viver estampada no rostinho de cada uma dela. Á noite a programação já estava armada. Pique esconde era a brincadeira preferida. Quando não inventávamos de brincar com as meninas de forma saudável de enfermeira e médico, marido e mulher e etc...

As meninas brincavam de bonecas e os meninos muitas vezes até por falta de condição financeira, logo cedo já era estimulado e desenvolver sua criatividade, fabricando seu próprio brinquedo e usava o material rústico do local, tipo. Lata de leite vazia. As latas de óleo serviam para fabricar os carros e eles tinham uma prática tão esplendorosa que ficavam impecáveis.

Época em que subíamos em árvores para chupar a fruta no pé. Brincar na lama quando estava chovendo. E não tinha esse negócio de criança doente por causa disto. O único problema era chega em casa com a roupa suja e a nossa mamãe ter o trabalho de ir até o lajedo do rio lavar. Éramos crianças sadias e felizes. E éramos criados como bicho solto, comendo tudo que via pela frente.

Na escola todos chamavam a professora de tia e carregava um respeito por ela como se fosse uma pessoa da família. A criança nos antigamente tinha uma verdadeira infância.

Nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia, a infância se tornou doentia lamentavelmente. Nas grandes cidades se resume á quatro paredes dentro de um apartamento de concreto como se fosse bicho enjaulado. Avançou até nas brincadeiras da criançada. Na era digital. Hoje o foco do divertimento e o computador e a criançada se perde em horas de frente se entregando totalmente ao vício da máquina, se divertindo com jogos de teor violentos e muitas das vezes eróticos. É uma infância rebelde e estressada. A música é da pior qualidade.

É de perguntar se a era digital veio para um bem com o avanço tecnológico e bem estar de nossos futuros homens; pois as máquinas são os meios de manipulação e atrofiamento do cérebro e isto já é fato comprovado. Além de se tornar vil com agressores morais na rede da Internet, através de web-cam e outros artifícios que os pais mesmos presente tem que carregar bastante cuidado de vigília; pois um descuido o poderá, está arrumando um problema que irá refletir por toda sua vida.

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 13/10/2009
Código do texto: T1863165
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.