VIDA

A varanda, vazia de crianças, era a incompreensão de Cavalcanti. Marina há de ter esse filho! Bendito filho! Que nome teria? Poderia chamar-se Fernando...João Antônio... Tantos nomes, tantos significados e tantos mistérios.

Mas.

Uma menina! Se fosse uma menina! Mariana? Clara? Letícia? Luíza? Alguns anos que Marina tentava engravidar sem sucesso. Um tormento para ela e Cavalcanti, marido bom e ansioso.

Noites sem lua aparente no céu, muitas dúvidas, contas, telefonemas, cuidados, riscos da vida – se não existe risco, não existe vida – A vida. Afinal, o que é a vida? Um fio invisível? Um farol? Um garoto pedalando na praia, despreocupado e feliz? Ela pode não aguentar, assim como a irmã não tinha suportado... A prima também sofreu do mesmo mal...

Contudo.

Marina engravidou.

Cavalcanti ansiava...

Marido bom e ansioso.

Noites que passam. Dias que passam. Ponteiros que andam.

Cavalcanti ansiava...

A mulher, entre remédios e hospitais. O marido, zeloso com as coisas da casa, limpando a calçada pela manhã, arrumando os armários, recolhendo a roupa, dormia pouco.

A peça humana dividida em dois atos: antes e depois. Bravo William! Decerto os palcos ingleses saboreavam menos teus olhos quando comparados à vida. Ou o contrário. O contrário de tudo. Vida que segue sem demora. Não há hora! Há hora. A hora de ser e de estar no mundo...

Fim do primeiro ato: Marina aguentou a gestação...

Início do segundo ato: o nascimento.

Abria seus olhos negros para o mundo o pequeno Fernando. O céu estava limpo, o calor intenso, onze horas do mês de novembro...

Janelas abertas para o sol, varanda feliz, brinquedos e brincadeiras, tapete molhado, risos e choros, mais brinquedos ao chão. Fernando quebrava pratos, corria pela sala, gostava de histórias de aventuras e, com os mesmos olhos negros, admirava o mundo, diferente e imenso, azul e infinito...

Terceiro ato: João Antônio, Clara e Letícia vieram fazer

companhia.

CAMPISTA CABRAL
Enviado por CAMPISTA CABRAL em 13/10/2009
Código do texto: T1863983
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.