O GRANDE APRENDIZADO

Dizem que mineiro bom é aquele que ao ir pela primeira vez à praia, coloca água do mar na boca para verificar e confirmar se realmente é salgada. Essas são algumas das lendas sobre os mineiros, basta um pouco de esforço que recordaremos muitos outros ditados e ditos e não ditos populares sobre os nascidos nas Minas.

É quase inacreditavel, mas ontem ao conversar com um Senhor que aparentava ter mais de 70 (setenta) anos, numa dessas prosas de beira de estrada, sem eira nem beira, indaguei-lhe, meio que elogiando-lhe sobre sua postura ante as balconistas de determinada venda, a proposito, para nós, mineiros, venda é um daqueles lugares em que se vende de tudo, até daqueles comprimiduzinhos azuis, que fortalecem a musculatura do amor. Então, diante da forma com que aquele Senhor tratava as pessoas que ali trabalhavam fiquei surpreendido! De início, já chegou desejando a todos que ali estavam uma excepcional tarde! Duas moças ao notarem a presença daquele Senhor foram logo abrindo sinceros sorrisos.

Não me conformei com tamanha disponibilidade para a vida exposta por aquele Senhor que jamais tinha visto antes, daí, fui ao encontro dele e perguntei-lhe se parecia ou não que iria chover... De resposta obtive: "independentemente se chova ou não a nossa tarde tem que permanecer clara e quente pela luz!" Ante uma resposta dessas fiquei a pensar, de duas uma, ou eu estou ficando doído, ou esse Senhor é anormal.

Em seguida, fui pagar minha conta, havia comido um pastel e um refresco. Quando ao sair da venda aquele Senhor chegou próximo a mim, dizendo:

-o senhor é daqui? Disse-lhe:

-não! Sou de Belo Horizonte e estou nesta cidade a trabalho.

-Ah! Gosto demais daqui, respondeu-me com um verdadeiro sorriso.

-Não entendi uma coisa? O porquê que o Senhor está me chamando de Senhor, não sou tão velho assim, perguntei-lhe de maneira cordial.

-Ora, não lhe chamo de Senhor pela sua idade, mas sim, pelo que há dentro de cada um de nós, ou seja, a presença do Altíssimo.

-Diante essa resposta, mudei um pouco a prosa, já absorvendo o grande aprendizado.

Engraçado que nossa conversa se prolongou durante um bom tempo, quando dei-me pelas horas, já se findava a tarde... aí despedi-me daquele Senhor que havia me chamado de Senhor, com um certo orgulho de ter aprendido algo tão valioso que hoje está cada vez mais perdido, o respeito ao ser humano, em suma o respeito a Deus.

Enfim, mineiro bom é aquele que também aprende boas maneiras e que retém consigo inesquecíveis lembraças e que, do nada, transforma o aprendizado num "causo".

Ser mineiro é bão dimais!!!

Clovis RF
Enviado por Clovis RF em 15/10/2009
Código do texto: T1868094