"UMA TOSSIDINHA MILAGROSA" Crônica de: Flávio Cavalcante

UMA TOSSINHA MILAGROSA

Crônica de:

Flávio Cavalcante

Caro amigo leitor. No dia dezessete de outubro de 2009, pensei que seria o meu último dia aqui na terra. Tive uma experiência e precisava alertar aos amigos recantistas; pois tenho vocês como uma verdadeira família. E espero que divulguem a experiência para parentes, amigos, até indicação da minha página no recanto para ler este tema, podemos através do recanto das letras fazer uma trabalho social e até humanitário.

Eu já tive princípio de enfarte devido á alterações no índice de colesterol e triglicérides que é muito alto também. Faço um controle estupendo numa guerra sem fim em cima destes inimigos terríveis.

Maceió, cidade de minha origem, tem uma equipe médica na santa casa de misericórdia que é considerada em termos de evolução cardiológica, a mais competente equipe do país no assunto. A ponto de vários estados deslocarem estagiários para a cidade para aperfeiçoarem suas técnicas de aprendizado.

Foi exatamente lá, onde eu tive uma informação que graças a lembrança repentina me fez ainda ficar por aqui, postando meus humildes textos e recebendo este carinho de todos que é muito caloroso.

Saí para o trabalho logo cedo e por volta das nove horas da manhã senti uma forte dor no peito e uma tontura. Mas uma fisgada tão forte que parei, respirei e me veio de imediato a orientação de um cardiologista que um dia estava dando uma entrevista lá em Maceió e disse que qualquer suspeita de enfarte, o paciente provoca de imediato uma tosse crônica que poderá ser um paliativo para a sua permanência aqui na terra. Voltei ao médico aqui no rio e ele me falou que provavelmente por causa dessa tosse que eu provoquei que o meu coração bombeou mais sangue nas coronárias e evitou o enfarte, que poderia ter sido fulminante. E olha que eu não sou cardíaco. Estou num regime violento.

Assim que eu soube dessa resposta resolvi trazer isto aqui para vocês, pois pode ser um alerta, que um dia venha servir para alguém; pois, somos seres humanos. Vasos que a qualquer momento pode se quebrar.

Um exame rotineiro é sempre bom fazer. Evitar comidas gordurosas; não é parar, mas evitar uma constância. Outra coisa muito interessante que o médico falou, foi, que quanto mais jovem mais improbabilidade de sobrevivência. O risco do enfarte fulminante é maior. Pessoas já acima dos cinqüenta, já possuem veias flácidas e o risco de enfarte não é que seja menor, mas, fulminante é bem mais difícil.

A medicina não proíbe ninguém de abusar na comida; apenas alerta no exagero; como dizem os grandes papas da medicina. “É MELHOR EVITAR ENQUANTO PODE, DO QUE TER QUE OBRIGATORIAMENTE PARAR ETERNAMENTE DE FAZER AS COISAS QUE SEMPRE GOSTAMOS”.

Vamos cuidar na nossa saúde para podermos ter uma velhice normal, comendo tudo que gostamos sem o menor problema. O primeiro sinal do enfarte é uma dor abdominal como se tivesse com vontade de ir ao banheiro.

E quando sentir algo de errado, um mal estar e até uma dorzinha no peito, não precisa ter vergonha de nada. Dê uma tossidinha, que será um primeiro socorro para evitar uma coisa pior. Isto poderá salvar a sua vida.

MAS É MUITO SÉRIO MESMO.

SEGUE ABAIXO UM RELATÓRIO SOBRE O CORAÇÃO HUMANDO PARA TERMOS UMA IDÉIA.

Coração humano

coração humano é responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso.

Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas.

Circulação, localização e posição

O coração é o órgão central da circulação, localizado na caixa torácica, levemente inclinado para esquerda e para baixo (mediastino médio), sendo constituído por uma massa contráctil, o miocárdio, revestido interiormente por uma membrana fina, o endocárdio, é envolvido por um saco fibro-seroso, o pericárdio.

O coração é constituído por duas porções: a metade direita ou coração direito, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - a aurícula- e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios auriculoventriculares. As duas aurículas encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.

Na cavidade atrioventricular esquerda encontra-se a valva mitral, e no orifício atrioventricular direito a valva tricúspide (são valvas que se abrem em direção ao ventrículo e se fecham para evitar o refluxo do sangue). A circulação sanguínea é assegurada pelo batimento cardíaco, ou seja, o batimento do coração, que lança o sangue nas artérias. O coração é um órgão musculoso que, no Homem, tem o tamanho aproximado de um punho.

Algumas artérias coronárias do coração Humano

O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo.

Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial. A circulação do sangue nestas quatro cavidades está controlada pelas válvulas. As válvulas também servem de meio de comunicação entre as aurículas e os ventrículos.

A parte direita do coração está separada da parte esquerda por um septo.

O pericárdio é a membrana que reveste todo o coração. O endocárdio é a membrana que reveste o interior do coração.

Externamente, encontramos a circulação coronariana, formada pelas artérias e veias coronárias, sendo estas primeiras originárias da aorta, levam o sangue oxigenado para toda a musculatura do coração.

Funcionamento

O coração está constantemente a contrair e a relaxar, para bombear todo o sangue do nosso corpo. É uma bomba hidráulica, em que os tubos de saída são as artérias e os tubos de entrada as veias; o líquido que anda a circular é o sangue. Seu sincronismo atua como se fossem duas bombas trabalhando simultaneamente. Uma das bombas engloba a aurícula e o ventrículo direitos e a outra a aurícula e o ventrículo esquerdos. A função da aurícula e do ventrículo direitos é arrastar o sangue para os pulmões, onde se liberta o dióxido de carbono e se fornece de oxigênio. Por outro lado, a aurícula e o ventrículo esquerdos têm o trabalho de arrastar o sangue enriquecido de oxigênio para todas as partes do corpo.

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 19/10/2009
Código do texto: T1874572
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.