A ESCALADA DA VIOLENCIA

A Escalada da Violência

Quem começou a guerra não fui eu nem você, terá sido essa sociedade injusta da qual participamos tão ativamente? Ou será que os entes políticos responsáveis pelos destinos de todos nós escolheram entre os menos favorecidos pela sociedade um inimigo comum para guerrear, para se opor ou mesmo escravizar? Eu acredito muito na história dos povos, das nações e porque não da própria humanidade? Sei como as pessoas se divertem quando acontece algo de ruim com outra, também que os filmes que retratam a violência são os mais preferidos, até parece que nos deliciamos com a brutalidade.

Embora eu tenha recebido uma critica de uma pessoa culta e de grande formação social e intelectual quando afirmei em crônica anterior que a violência é um problema cultural e que a educação dos povos evitaria o curso e a fome pelo crime, inclusive é provado por pessoas comuns da sociedade que se dignaram a fazer algo em prol dos menos favorecidos e que estão alcançando vitorias incríveis contra o trafico de entorpecentes e contra o crime organizado, basta olhar para as escolas de dança, de musica e até mesmo de futebol que assolam esse pais, e ver as crianças e adolescentes que foram tirados das ruas para a eloqüência de uma vida digna ou escaparam do massacre do poder repressor do Estado.

Senhores, pessoas educadas trabalham estudam e fazem concursos para melhorar a vida sócia econômica porque a educação os preparou para isto. O fato de ser pobre ou rico em uma comunidade estatal, obviamente que privilegiam a uns em detrimento de outros mais não inviabiliza a escalada rumo ao sucesso de pessoas pobres.

Outro dia a policia matou um marginal que havia seqüestrado uma jovem nas ruas de uma grande Metrópole, hoje o crime deu a resposta derrubando um helicóptero da policia e matando conseqüentemente dois policiais que faziam o seu trabalho de proteger a sociedade. Mortes e mais mortes que não justificam a real situação pela qual estamos passando, há até quem diga que o Rio de Janeiro após ser escolhida para sediar os Jogos Olímpicos será destituída pela falta de segurança quando os entes públicos se digladiam contra criminosos bem armados, que marcam território e ditam suas próprias leis, sujeitando pessoas inocentes a humilhações constantes e de saber que sem nenhuma razão podem ser sacrificados ou mesmo vitima de uma bala perdida, ou mesmo que um avião do poder publico lhe caia na cabeça após ser abatido por bandidos super armados além do risco de um projétil da batalha lhes tire a vida por uma guerra que não é nossa.

Eu ainda creio na educação como resposta, como efeito e como o único meio de diminuir a criminalidade, tenho fé nas reformas educacionais, com o ensino profissionalizante, os cursos de capacitação profissional, nas letras e nas artes como meio, como fim de resolver tantos problemas sociais e minimizar a escalada da criminalidade que amedronta e nos faz ver o quanto somos vulneráveis. Imagine um jovem de 18 anos e com uma profissão capaz de lhe manter, de custear seus estudos, de ter acesso a livros e profissionais ligados a área social e, compare-o aquele que não sabe ler, escrever nada sabe fazer? Não será facilmente recrutado pelo crime? Ora senhores a solução não é mágica mais está diante de nossos olhos e senão educarmos o homem para a sociedade o crime o educará para lutar contra ela.

Ainda há tempo de se evitar que atiradores da policia vivam com o fantasma da morte em suas mentes, de impedir que famílias fiquem órfãs porque seus maridos e pais policiais foram assassinados pelo crime e é possível ainda salvar muitas vidas de jovens e velhos que estão à mercê desta insanidade e como o próximo ano é político vamos ver o que o orçamento da educação nos dirá.