COISAS ESTRANHAS

COISAS ESTRANHAS

Neste mundo louco de meu Deus, muitos acontecimentos nos levam a uma meditação profunda e mais apurada das noticias que nos chegam através das linhas coloridas da mídia escrita, falada e televisada. Não se concebe uma autarquia que foi criada para ser a principal gestora do trânsito, não realize blitze em Fortaleza há nove meses. Segundo a AMC, suspensão das operações foi causada por falta de efetivo de agentes. Dados da AMC mostram que, após o fim das blitze, o índice de acidentes permaneceu no mesmo patamar, enquanto o DETRAN aponta que a frota cresceu quase 9%. Será que no período de gestação das blitze nenhuma multa foi aplicada? Na realidade a situação do trânsito em Fortaleza vai de mal a pior, e daqui há pouco tempo estará no rol das calamidades públicas. Aos sábados no centro da cidade os guardinhas estão lá multando sem dó e piedade. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatram), o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não define quantidade mínima de agentes por cidade.

Cabe a cada órgão estabelecer que tipo de fiscalização seja mais adequado. Pelo que pudemos denotar o tipo de fiscalização que a AMC estabeleceu como prioritária foi a das multas. Além do efetivo pequeno como alegativa, o concurso para agentes está parado. Durma-se com tanto barulho. Os fotossensores é quem estão realmente fiscalizando o trânsito caótico de Fortaleza. A autoridade que transferiu a responsabilidade de planejamento, execução e controle do trânsito para a prefeitura, na época deveria está com algum desvio mental. Vai ficar no âmbito das “coisas que o tempo levou”. Outra matéria polêmica é sobre o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que deveria tomar providências drásticas e investigar os gastos com a recuperação da cidade. Estamos nos referindo à reforma das praças de Fortaleza. A Praça José de Alencar passou vários meses interditada para o público, pois uma reforma iria ser executada para embelezar mais a psicosfera aonde se encontra o teatro que recebe o mesmo nome da praça, José de Alencar. Concluíram a reforma e a praça foi aberta novamente para o público. Pasmem.

O piso da praça em pedra estilo português parece que foi assentada somente na areia, pois estão se soltando em larga escala e as pedras soltas estão servindo de arma para os delinquentes que frequentam a praça. É uma falta de respeito para com o povo e ao homenageado. Nessa história toda quem será responsabilizado pelo serviço mal feito? Achamos que se a prefeita tivesse que tirar do seu bolso o numerário para nosso conserto da praça, nunca mais um serviço mal acabado aconteceria. Senhores a Praça Portugal vive o mesmo dilema e agora está hospedando esmoleres e pedintes. Que lá acamparam e fizeram suas moradias e não querem sair de lá. É muito descaso e falta de fiscalização com as obras públicas. Lei seca: 15 dias para resgatar carteira. Se a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) for recolhida em blitz da Lei Seca, o motorista vai ter de esperar 15 dias para resgatar o documento no DETRAN. No Ceará, 10.040 motoristas foram flagrados com base na Lei Seca.

Brasil fará “limpo na sujeira”, diz Lula. O presidente está com febre alta e não tomou conhecimento. Em reação à onda de ataques no Rio de Janeiro, o presidente Lula condenou o narcotráfico por colocar pessoas de paz em risco e atrapalhar a imagem do Brasil no exterior. Governo negou que ordens tenham saído de presídio federal. E nós presidente que não moramos em morros e favelas e estamos correndo o mesmo risco o que Vossa Excelência tem a nos dizer? Mortes chegam a 22, prefeito garante segurança em 2016. Como pode uma autoridade dizer que garante segurança em 2016 se ele como nós poderemos ser vitimas desses vampirizadores da humanidade. O Comando do tráfico de drogas senhores vem de pessoas bem estabelecidas e com fortunas, pois meros repassadores não teriam condições de sustentar um cartel tão grande que enriquece muita gente e dizimam outras tantas. Neste atual governo já aconteceu de tudo estamos tentando descobrir o que falta acontecer. Relator deverá arquivar processo contra Rabelo. Responsável pelo processo que investigava suposta comercialização de passagens pelo deputado do PP (Partido Popular) disse que apresentará hoje parecer favorável ao parlamentar. Aliás, que foi punido nesta farra imoral das passagens aéreas? Ninguém. Secretário de Segurança perdeu ótima oportunidade de ficar calado. Afirma ele que “tem policial que não sabe manusear uma arma”, diz secretário. A carga horária do curso de formação de Soldados no Ceará aumentou, mas continua uma das menores do nordeste. Policiais dizem que o treinamento ainda é insuficiente e que se sentem despreparados para algumas situações. O secretário da Segurança, Roberto Monteiro, reconhece que alguns policiais não sabem manusear uma arma. Qual arma secretário?

Temos vários tipos de arma. Fortaleza tem 110 mil imóveis abandonados. – Saúde pública em alerta. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há cerca de 110 mil imóveis, entre públicos e privados, abandonados em Fortaleza. As edificações representam risco para a saúde da população, servem de abrigo para criminosos e poluem a paisagem da cidade. Na Avenida Antonio Sales, por exemplo, um prédio de 16 andares está há cerca de dez anos abandonados. De quem será a culpa? Tem tanta gente morando na rua e esse número de imóveis desocupados. Que contraste My God. Voltando a tema segurança estamos anexando as seguintes observações:”

Observações: Pensamos que somente um estudo de cientistas da conceituada Universidade de Havard-Eua poderia desenvolver a teoria sobre a mente de um Oficial da PMCE; Como diante de todos esses fatos somos nós que: Tocamos o programa Ronda do Quarteirão, carro chefe, do marketing institucional do governo; Somos os pés e as mãos da COIN braço direito do Secretário de Segurança Pública; Fazemos a segurança do Governador, Presidente da Assembléia Legislativa, Tribunal de Justiça, e de seus familiares; Temos a maioria dos cargos de gestão da SSPDS; Estamos à frente dos Conselhos de Segurança Pública e Defesa Social- CCDS; Escalamos os PMS para trabalharem 6 noites consecutivas; Autorizamos PMS a dirigirem e pilotarem viaturas da corporação, sem o curso de veículos de emergência e a categoria E, descumprindo o Código de Trânsito Brasileiro e a resolução do Contram;

Compramos a farda do novo uniforme de trânsito, mudada a nossa revelia, quando a legislação nos dá direito de em caso de mudança de uniforme receber gratuitamente a primeira peça; Vamos assistir as reuniões de pontuação da CPO quando sabemos que a Lei de Efetivo não foi alterada e, portanto os cargos permanecem no excedente; Ao invés, de lutarmos pelo aumento do efetivo brigamos entre nós mesmos por pontos para uma promoção que sempre diz “NÃO HÁ VAGAS”; Muitos dão entrevistas parecendo protagonistas de novelas ou super-heróis deixando transmitir que estamos na Polícia dos EUA; Saímos muito depois do expediente administrativo sempre atribulado de serviço e com excesso de zelo; quando até a viatura administrativa que buscava e trazia os comandantes de unidade foi proibida de realizar esse serviço, muitos vão para casa de ônibus; Não comparecemos as audiências publicas na Assembléia Legislativa, não cobramos de nossos representantes de classe que compareçam a eventos dessa natureza; deixamos sempre que os - praças falem em nome do efetivo, achamos que dessa maneira somos disciplinados;

Por uma gratificação e Um Celular - ficamos submissos mesmo sabendo que daqui a poucos anos estaremos na reserva com o “salarinho” limpo e seco; quantos exemplos... Sempre, não importa o governo, temos um de nós defendendo leis e teses que todos somos sabedores que nos levaram a ruína; Sempre temos um querendo assumir o comando geral da corporação, mesmo sabendo que não mudará nada do quadro que ai está posto; Sempre estamos aptos a assumir o cargo de um irmão que foi jogado às traças ou aos leões, às vezes pelo simples fato de defender interesses da corporação; Mesmo sem condições de trabalho obrigamos a nós e nossos subordinados a cumprirmos serviços e missões, e achamos que estamos sendo “trabalhadores”; quando na verdade estamos trabalhando contra a profissionalização da Policia Militar; Estamos sempre baixando a cabeça a qualquer autoridade civil ou militar, ou ao poder econômico; quando na verdade somos também autoridade constituída, e muitas vezes somos induzidos a errar por pura “sugesta” dessas “autoridades”, pois sabem elas que nós não nos damos valor. Estes senhores são desabafos de um Policial Militar. Pensem nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIRCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 22/10/2009
Código do texto: T1880037
Classificação de conteúdo: seguro