FILOSOFIA NÃO É O SABER ABSOLUTO ACABADO E DEFINITIVO
 
 

Quanto mais nos elevamos,

Menores parecemos     aos
Olhos daqueles que não 
Sabem voar
(Nietzsche) 
 
 
 

Sabe Carolina, sua mãe costuma tratar os meus filósofos de “os velhinhos da Zelinha”, acho engraçado e me divirto com isso. Entre os meus “velhinhos” tem um que eu gosto muito, é o senhor Sócrates que não deixou nada escrito e graças a Platão e Xenofonte, discípulos que foram dele e de Aristófanes que o combatia, conhecemos o seu pensamento, a sua filosofia. O oráculo de Delfos o apontou como o homem mais sábio do mundo. É dito que Sócrates pôs esta afirmação em teste, buscando encontrar em todos que conhecia alguém que fosse mais sábio que ele. Dessa forma, pôde examinar muitos homens e mostrou a muitos deles que não eram tão sábios quanto diziam ser.

 
Das coisas que o Sócrates deixou dito, tem uma que eu gosto muito e que foi gravada no frontispício do templo de Delfos , é a célebre máxima NSCE TE IPSUM – “Conhece-te a ti mesmo”.
 
Para conhecer a si mesmo,  o caminho certo é recorrer a filosofia, que é a busca, o esforço que se emprega para entender o que se estuda, o que se diz e o que se pensa. Parte-se então para a reflexão, que nada mais é do que o movimento de volta sobre si mesmo. É o pensamento se interrogando, exigindo respostas sobre tudo e dependendo do estado de espírito do momento, pode-se questionar fatores como quando a verdade e a ilusão existem; o que é a verdade, o que é falso, o que é erro, o que é mentira e o por quê . E sem subjetividade indagar sobre o que é o amor, o que é o desejo, o que são sentimentos...
 
Precisamos sim, nos conhecer, para nos fortificar e não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, os fatos, os acontecimentos, as situações, os comportamentos de nossa vida cotidiana sem antes havê-los investigado e compreendido.
 
Contudo, a Filosofia não pode ser definida como a posse do saber absoluto, acabado e definitivo, devemos tomá-la para abrir a nossa compreensão entre os nossos semelhantes e o mundo , procurando fazer uma reflexão crítica para construir seus valores e suas concepções.
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 22/10/2009
Reeditado em 22/10/2009
Código do texto: T1880414
Classificação de conteúdo: seguro