O Rio que passa na minha aldeia

Resgantando do Orkut sobre o Rio Paranapanema

Comunidade: PARANAPANEMA VIVO

"...ESTA COMUNIDADE FOI CRIADA COM O INTUITO DE CONSCIENTIZAR AS PESSOAS SOBRE A GRANDE IMPORTÂNCIA DO RIO PARANAPANEMA"...

A NASCENTE DESTA MARAVILHA ESTÁ LOCALIZADA EM PARANAPIACABA...UM PARAÍSO ECOLÓGICO...

CORRA CORREDEIRA - DANIEL VIANA ;O)

Água não fique aí parada (calada)

Como represa de usina encruada

Água não vamos lhe deixar na mão

Sua beleza é a nossa inspiração

Quero movimento, quero pedra

Peixe sobe sem escada

Quero a vida sem barrá-la

Quero ouvir o som da água

Sem lamento, solidão

E choro encurralado de rio transbordando em lágrimas

Cuidado Panema!

Querem lhe render

Corra corredeira!

Não se deixe prender

MINHA POSTAGEM:

LEMBRANÇAS DE MINHA LIBERDADE

ESSE RIO É O RIO DE MINHA VIDA!!!

NELE APRENDI A NADAR, E ELE FOI MEU VIVER, LIVRE, COMO UM PEIXE, LIVRE COMO UM ÍNDIO, LIVRE COMO SER QUE DESCONHECE LIMITES. EU O DOMINAVA, EU O AMAVA, NADAVA NÚ, SALTANDO DO PEDRÃO, ATRAVESSAVA ATÉA PEDRINHA, ÍA ATÉ A BAÍA DO JUDA, VOLTAVA RIO ABAIXO AGARRADO EM TRONCOS DE BANANEIRAS, PEGAVA PIAVAS, CURIMBATÁS, CASCUDOS, LAMBARIS, MANDÍS E MANDIJUVA, DOURADOS, PIAPARAS, TRAÍRAS,TAMBIÚS, DE DIA E DE NOITE...

HOJE ACHO QUE NÃO TEM MAIS O SALTINHO, E NEM A LAGOA (PRÓXIMA DO CORTUME) TUDO VIROU NOVA USINA...

QUE SAUDADE DE MINHA TERRA NATAL, " LIVRE FILHO DAS CAMPINAS, EU ÍA BEM SATISFEITO, CAMISA ABERTA AO PEITO, PÉS DESCALÇOS, BRAÇOS NÚS, ATRÁS DAS ASAS LIGEIRAS DAS BORBOLETAS AZUIS. QUE AMOR, QUE SONHOS, QUE FLORES, NAQUELAS TARDES FAGUEIRAS, À SOMBRA DAS BANANEIRAS, DEBAIXO DOS LARANJAIS" Ah!! CASEMIRO, VOCÊ HÁ MUITO TEMPO E MUITO ANTES, JÁ RETRATAVA EM POESIAS A MINHA MENINICE. TAMBÉM O FAZIA FERNANDO PESSOA: "O TEJO, É MAIS BONITO QUE O RIO QUE PASSA PELA MINHA ALDEIA. mAS O TEJO, NÃO É MAIS BONITO QUE O RIO QUE PASSA PELA MINHA ALDEIA, PORQUE O TEJO, NÃO É O RIO QUE PASSA PELA MINHA ALDEIA"...NENHUM RIO DO MUNDO É O RIO PARANAPANEMA. QUANDO COMPREI UMA PEQUENA PROPRIEDADE, NAS ENCOSTAS DA SERRA DO PARANAPIACABA, PENSEI ESTAR COMPRANDO A MAIS LONGÍNQUA NASCENTE DO MEU RIO, PRETENCIOSO QUERIA SER O PRIMEIRO A DELE USUFRUIR, FRUSTRADO DEPOIS VIM SABER QUE ERA BEM DO LADINHO...ERA DO SARAPUÍ...MAS MESMO ASSIM FALO QUE É LÁ QUE ELE NASCE, ASSIM MATO MINHA SAUDADE...ME ENGANO E ME FAÇO FELIZ.SE FOSSE CONTAR TUDO QUE ESSE RIO PROPORCIONOU NA MINHA VIDA NÃO TERIA PÁGINAS SUFICIENTES, TANTAS FORAM MINHAS PERIPÉCIAS, ESCAPEI DE BOAS, MAS ELE NÃO QUIS ME LEVAR, ME DEIXOU PARA CONTAR, DOS AMIGUINHOS QUE FORAM...E NÃO VOLTARAM...

QUANDO ME MUDEI DAÍ, QUANTA TRISTEZA, ONDE FUI NÃO TINHA RIO, ANDAVA LÉGUAS ATÉ ENCONTRÁ-LO, DESFRUTÁ-LO E VOLTAVA FELIZ...DEPOIS FUI PARA MAIS LONGE, CONHECI O DANÚBIO, O ARNO, O RENO, O MENO, O PEGNITZ, O LAGO DE CONSTANÇA, RIOS DA SUÍÇA, ITÁLIA, LUXEMBURGO, BÉLGICA, FRANÇA, ÁUSTRIA, CHILE, ARGENTINA... MAS TODAS AS BELEZAS VISTAS, INCOMPARÁVEIS BEM SEI, NUNCA APLACARAM A SAUDADE DE MINHA LIBERDADE SEM FIM...

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 25/10/2009
Reeditado em 25/10/2009
Código do texto: T1886653
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.