JESUS E AS MULHERES

JESUS E AS MULHERES

Refletindo sobre a Bíblia Sagrada e os seus ensinamentos, reconheci que o arquétipo de Eva, a mulher de Adão, aquela que conduziu o homem ao pecado mortal, não conseguiu destruir a reputação das mulheres perante Deus, pois, Maria, a mãe do Salvador, ao contrário de Eva, se entregou fielmente ao plano de Deus para salvar a humanidade, e ainda hoje, na contemporaneidade, luta pela salvação das almas humanas.

Portanto, se uma, a primeira, conduziu o homem ao pecado, a outra, a segunda, é o arquétipo da mulher vestida com o sol, a que abrigou em seu ventre sagrado o filho de Deus que se fez homem para remissão dos pecados.

A mulher é, portanto, um instrumento de valor relevante no processo da caída e da elevação do ser humano à vida espiritual em busca da salvação eterna.

Jesus apareceu a muitas mulheres, confiou a elas muitos dos seus mistérios e segredos, a exemplo da Irmã Faustina e Santa Maria Margarida Alacoque e no Velho Testamento, Santa Madalena, a primeira pessoa que o viu depois da ressurreição.

Jesus demonstrou seu amor filial ao sexo feminino, sem preconceitos e com extremo amor e solidariedade. Mas apesar disso tudo, ainda vemos as mulheres serem relegadas a segundo plano em muitos setores da nossa sociedade, inclusive a religiosa.

A mulher é o símbolo da fecundidade, a que gera e faz nascer. Se Eva representa simbolicamente, o lado obscuro da psique feminina, Maria, simboliza a redenção, a que faz o mundo caminhar para o Cristo Jesus.