Nosso ambiente

Bebemos água, tomamos banho, cozinhamos, dependemos das chuvas e dos rios para regar nossas flores e nosso alimento, absorvemos a força da natureza para crescer e sobreviver. Povoamos o mundo na certa esperança de que haverá futuro, mesmo quando o vemos incerto. Transformamos fósseis e plantas e os gases de sua deteriorização em combustíveis para nosso movimento e o movimento em luz. Domamos ventos e rios e nos abrigamos dos humores da natureza com a proteção tirada dela.

Igual ao beija-flor, a própria flor, a baleia e o grão de trigo, somos natureza. Predadores, protetores, companheiros ou animais assustados, somos natureza. Não, não somos imprescindíveis à sua sobrevivência: se a espécie humana desaparecesse, em pouco tempo ficariam apenas vestígios e certamente ela ficaria mais pujante sem nossa presença.

Mas existimos e, como seus maiores predadores, somos os grandes responsáveis por sua proteção. Isso, se quisermos sobreviver.

Na próxima quarta-feira inicia a Ambiental 2009, na Promosul, com o tema: Município: meu ambiente. Uma feira que apresentará iniciativas bem sucedidas de educação, manejo e proteção do meio ambiente, um congresso com especialistas de várias partes do Brasil e dois eventos paralelos que mobilizarão representantes do Sul do País: o congresso da Associação Nacional de Órgãos Municipais do Meio Ambiente (ANAMMA) Sul e o Seminário Território da Cidadania debaterão desde legislação ambiental até o pagamento de serviços ambientais – especialmente na questão da preservação da água – e a agricultura orgânica. Mais uma vez o Consórcio Quiriri, o que inclui as prefeituras de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul, com apoio da ACISBS, da FACISC, do Governo do Estado e de várias outras entidades dá um passo importante para o que realmente é importante.

Quem pode participar? Você pode! Sua empresa pode. Sua escola pode. Todos podem. O acesso à feira é gratuito, é só ir, de quarta a sábado, das 10 h às 19 h. Para o congresso é necessário se inscrever, o site consorcioquiriri.org.br/ambiental2009 explica como. Esta é a hora, esta é a oportunidade de aprender, mostrar, perguntar, saber mais, prevenir.

Quando se trata de meio ambiente, podemos muita coisa, menos deixar para amanhã.